
As descobertas da organização ocorrem aquando do lançamento da rede Pravda Austrália, que faz parte da rede de desinformação Pravda, constituída aproximadamente por 150 sites de notícias falsas baseadas na capital russa, Moscovo.
A auditoria da NewsGuard testou 10 narrativas falsas sobre as eleições na Austrália nos 10 principais chatbots de IA, sendo que cada alegação falsa testada continha três estilos identificados pela organização como: "inocente", "líder" e "maligno".
Neste sentido, das 300 respostas geradas pelas ferramentas de IA, 16,6% das respostas repetiam falsidades, sendo que em 5,66% as ferramentas se recusaram a fornecer qualquer informação dizendo "não posso responder a esta pergunta".
De acordo com a organização, estas descobertas refletem os padrões que a NewsGuard observou nos Estados Unidos, onde os esforços russos para manipular os resultados da IA foram mais evidentes e ainda mais bem-sucedidos.
Em março deste ano, a NewsGuard já tinha descoberto que os 10 principais chatbots de IA generativa apresentam alegações falsas espalhadas pela rede pró-kremlin Pravda 33% das vezes.
A NewsGuard é uma organização especializada na luta contra a desinformação que explora notícias e a forma como a desinformação se espalha online, com o objetivo de descobrir as forças que moldam as narrativas falsas disseminadas na internet.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
Site do dia
Há muita música para descobrir no Catálogo das Edições Fonográficas da Fundação GDA -
App do dia
InstaNote transforma palavras faladas em notas organizadas -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários