A missão da Apollo 11 começou oficialmente a 16 de julho de 1969, com a partida do foguetão, e a alunagem a 20 de julho foi o ponto fulcral de todo o projeto, mas quem quiser saber mais sobre o que se passou nos oito dias em que os astronautas estiveram no espaço pode recuperar cada minuto, em tempo real.

O site Apollo 11 in real time é uma viagem extraordinária aos registos de todos os dados relativos à missão, e conjuga até informação posterior para que se possa melhor compreender a complexidade e a importância do momento.

São 11 mil horas de aúdio do controle de missão, 2 mil fotografias, 240 horas de áudio e informação sobre cada uma das amostras de superfície lunar recolhidas por Armstrong e Buzz Aldrin.

Há 50 anos o Homem dava os primeiros passos na Lua
Há 50 anos o Homem dava os primeiros passos na Lua
Ver artigo

A NASA mantém gravações e registos extensos de todas as missões e a Apollo 11 é uma das mais completas, mas Ben Feis e Stephen Slater pegaram em todos os dados e construíram uma viagem impressionante ao passado.

Pode começar a viagem 1 minuto antes do lançamento, ou ver o que estava a acontecer neste segundo, há cinquenta anos atrás. Uma linha do tempo no topo da página acompanha cada minuto da missão e destaca os momentos mais interessantes, enquanto uma função de pesquisa permite percorrer as transcrições, comentários e amostras.

Ben Feist e seu colaborador, o arquivista Stephen Slater, conceberam um painel que dá aos visitantes uma visão completa e transversal, mais alargada do que aquela a que os operadores no centro de controle e os astronautas tiveram durante a missão à Lua.

Regresso ao passado controlado

Existe um painel que contém o áudio de cada posição de controle no Controle da Missão e vários outros loops de comunicação. Os visitantes podem abrir este painel a qualquer segundo da missão e poder ouvir coisas como o médico de vôo a ameaçar colocar em quarentena todo o USS Hornet (34:48:49).

Countdown para o primeiro homem na Lua: "Apollo 11, daqui é Houston". Como comunicavam os astronautas?
Countdown para o primeiro homem na Lua: "Apollo 11, daqui é Houston". Como comunicavam os astronautas?
Ver artigo

O som gravado do Controle da Missão foi só recentemente digitalizado, e criar a versão deste áudio que é ouvido no site foi um dos trabalhos mais difíceis nos últimos dois anos porque as fitas analógicas já têm problemas e parecia ser impossível sincronizá-las com o tempo da missão, como confessou Ben Feist.

O engenheiro de software e historiador da NASA já tinha desenvolvido um projeto semelhante para a missão Apollo 17, e muito do código foi reaproveitado, mas alargando a informação além do áudio. Desta vez há também uma versão para equipamentos móveis que se concentra no Controle da Missão.

Tire alguns minutos para explorar o site que lhe permite uma viagem na história sem paralelo. Se clicar no botão "Now" (agora) pode acompanhar o que se estava a passar em cada momento, ou recuperar os momentos histórico, como o lançamento do foguetão (00:00:00), os primeiros passos na lua (109: 23: 40), o desembarque da Eagle (102: 46: 02).

Para além disso, os mais curiosos podem experimentar o ponto de vista do Controle da Missão, sentindo a grande tensão das equipas em Houston. Quando o módulo lunar toca a superfície da Lua pode ouvir o suspiro de alívio de todos e ver a forma como os cientistas se descontrairam com o sucesso de uma missão de grande risco.