A ideia não é original e tem as suas “bases” numa publicação partilhada no Twitter em 2018 por Andrew Winter, mas os autores da nova infografia acrescentam-lhe mais alguns pormenores para enfatizar a invulgaridade (e importância) da atmosfera terrestre.

Usando o estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, como ponto de referência, o gráfico construído à escala demonstra a dimensão da atmosfera e o quão pequena é a sua "zona habitável".

Prolongando-se por cerca de 85 km de altitude, apenas 5km formam a camada habitável para os humanos. As elevações acima disso são consideradas de extrema altitude e requerem equipamento especial para sobreviver.

tek infografia atmosfera terrestre
créditos: https://www.visualcapitalist.com/

Na infografia, os Himalaias são colocados em perspetiva na área “humanamente respirável”, mas com o Monte Evereste e os seus 8.848 metros acima do nível do mar a saírem dessa mesma “zona de conforto”, claro.

Em perspetiva estão também o edifício Burj Khalifa no Dubai, Emirados Árabes Unidos, os voos espaciais da Virgin Galactic e da Blue Origin e a habitual localização dos satélites de baixa altitude.

Afinal quem chegou mais longe no espaço?

Na infografia fica também claro que embora Richard Branson tenha sido o primeiro a “arrancar” na espaçonave da Virgin Galactic, o rival Jeff Bezos ganhou em altitude.

O voo da Virgin Galactic aconteceu a 11 de julho último, com a nave a ultrapassar a linha que separa a atmosfera da Terra do Espaço quando eram 16h28 em Portugal Continental. A VSS Unity começou o regresso à Terra, onde aterrou perto das 16h40, no mesmo local onde levantou voo, no Novo México, menos de 90 minutos depois de ter partido.

No dia 20 de julho foi a vez do também bilionário Jeff Bezos concretizar o sonho de uma vida e os dados oficiais da missão indicam que a cápsula, que transportava Jeff Bezos, o seu irmão Mark, um anónimo que pagou 28 milhões de dólares pelo "bilhete" em leilão e Wally Funk, uma pioneira da aviação de 82 anos, atingiu os 105km de altitude.