Salvar o planeta é uma prioridade e na sessão “Can green tech save the planet?”, no palco central do Web Summit 2020, Jane Goodall e Pieter Van Midwoud, Chief Tree Planting Officer da Ecosia, destacaram o papel da tecnologia na reflorestação das zonas do mundo que mais precisam e na mitigação dos efeitos da crise climatérica.
De acordo com Jane Goodall, a pandemia de COVID-19 é fruto do repetido desrespeito humano para com o meio-ambiente. A crise de saúde pública que estamos a atravessar é mesmo “um espelho das nossas ações”, reforça Pieter Van Midwoud. É necessário atuar rapidamente perante este “wake up call” para tentar reverter anos e anos de ações prejudiciais e perder a esperança está fora de questão.
O instituto liderado pela primatóloga e antropóloga está a trabalhar em colaboração com a Ecosia para trazer uma nova vida a dois corredores florestais no Uganda que estão em perigo. A zona é o habitat de uma grande quantidade de espécie animais, incluindo de chimpanzés que estão em risco de extinção.
O responsável da Ecosia explica que a monitorização do projeto de reflorestação no Uganda está a ser feita através de uma aplicação concebida pela empresa, permitindo obter uma base de dados atualizada com informações sobre o mapa de cerca de 1 milhão de árvores que estão a ser plantadas. Porém, devido às dificuldades no acesso às redes, a tarefa nem sempre é fácil.
Há outros fatores “em jogo” no que toca ao processo de reflorestação e Jane Goodall indica que, além da própria escolha das espécies a ser plantadas, a manutenção de toda a operação tem de ser realizada em conjunto com as comunidades locais.
A especialista sublinha que é necessário ajudar as populações a encontrar uma forma de se sustentar a nível económico sem pôr em causa o a meio-ambiente. Através do trabalho feito pela sua fundação, as comunidades estão a aperceber-se cada vez mais da importância da preservação dos recursos.
Para Pieter Van Midwoud, plantar árvores é apenas uma das muitas peças do puzzle. Zelar pelas florestas que existem atualmente é tão importante quanto a plantação de novas árvores, enfatiza.
Estará a tecnologia a afastar-nos da Natureza? O responsável afirma que os meios tecnológicos podem fazer toda a diferença no que toca a combater esta tendência. Existem várias soluções que podem ajudar o meio-ambiente a recuperar. Na agricultura, por exemplo, é possível recorrer a meios mais low tech que podem depois ser combinados com soluções high tech, como a monitorização via satélites.
A tecnologia, assim como o intelecto e engenho humano, em especial das gerações mais jovens, são para Jane Goodall motivos de esperança, além da própria resiliência da Natureza. “A janela temporal para curar o mundo está a fechar-se”, alerta a especialista. “Temos de parar de «envenenar» o nosso planeta”, sublinha, acrescentando que esta é uma mudança que terá de ser feita em conjunto e recorrendo à inovação tecnológica.
O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
App do dia
Shadow Fight 4: Arena oferece partidas intensas em combates contra outros jogadores -
Site do dia
Sabe quais as melhores opções para escolher videojogos para os seus filhos? -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários