Os cientistas analisaram o som gravado pelo microfone da SuperCam do rover Perseverance da NASA que continua a explorar Marte, para analisar a acústica do planeta vermelho. Segundo um estudo publicado na Nature, o som desloca-se a uma velocidade inferior do que na Terra. Isso deve-se às “estranhas características da atmosfera de Marte, variando com a sua frequência e tom.

Assim, enquanto que na Terra o som desloca-se a uma velocidade de 343 metros por segundo, em Marte, os sons com tons baixos viajam a 240 metros por segundo, enquanto que os mais elevados chegam aos 250 metros por segundo.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram alguns sons emitidos pelo vento e pelos próprios veículos no planeta, gravados pelo rover: o ranger mecânico do Perseverance, a rotação dos rotores do helicóptero Ingenuity ou o estalar de uma rocha atingida por um laser. Os sons foram analisados por uma equipa internacional de cientistas para o primeiro estudo da acústica de Marte, mostrando como o som viaja pela atmosfera extremamente fina e composta sobretudo por dióxido de carbono e como soaria aos ouvidos humanos.

Veja na galeria imagens captadas pelo Perseverance em Marte

As descobertas vão permitir aos cientistas sondar mudanças simples de pressão do ar no planeta, ajudando a analisar o estado de saúde do rover. Segundo o estudo, a variação da velocidade do som no planeta deve-se à atmosfera fina, fria e composta por dióxido de carbono. Os cientistas já esperavam que a atmosfera do planeta pudesse afetar a velocidade do som, mas o fenómeno só agora foi devidamente estudado.

NASA prolonga missão do helicóptero Ingenuity em Marte e dá-lhe mais “liberdade” para voar

Foi também descoberto que o som se propaga a um limite de distância mais curta no planeta. Na terra, o som cai após 65 metros, em Marte começa a falhar a apenas oito metros, isto para os tons baixos. O estudo diz que os sons com tons mais elevados perdem-se completamente a essa distância.

Segundo Sylvestre Maurice, o cientista líder do estudo, o silêncio prevalece em Marte. “Chegámos a pensar que o microfone estava avariado, por estar tão silencioso”. Isso deve-se à baixa pressão atmosférica, que muda mediante as estações do ano em Marte. Durante os meses de outono o planeta poderá ter mais barulho, uma vez que entra numa época de pressões mais elevadas.