Todos os momentos das missões espaciais exigem calma e perícia, em especial a acoplagem das naves, que é feita de forma autónoma depois dos comandos do piloto da missão, Andreas Mogensen da Agência Espacial Europeia. O comando da missão acompanhou todos os momentos com atenção, como se pode ver na transmissão que o SAPO TEK acompanhou ao minuto, com a aproximação lenta da Dragon à Estação Espacial Europeia (ISS na sigla em Inglês). A acoplagem ficou completa às 14h16 de Portugal Continental.

O lançamento dos três astronautas e o cosmonauta da agência espacial russa em direção ao espaço foi há pouco mais de 30 horas e no centro espacial Kennedy, na Flórida, as equipas hoje não dormiram para preparar  mais uma missão espacial da NASA com a SpaceX.

Depois de chegarem à Estação Espacial, a Crew-7 vai cumprir um período de permanência a bordo da Estação Espacial Internacional de cerca de seis meses, assim como uma ronda de experiências científicas. Junta-se aos astronautas que estão atualmente na Estação, fazendo com que a população da "casa" dos humanos em órbita suba para 11 pessoas temporariamente.

Veja as imagens 

Depois da acoplagem segura, o processo necessário até que os astronautas entrem na Estação Espacial demora cerca de uma hora, com a abertura dos vários controles de segurança das portas e a pressurização do espaço antes da abertura da ligação entre as duas áreas.

Ainda ontem a comandante da missão, Jasmin Moghbeli lembrava que "lento é suave e suave é rápido" no espaço.

Mesmo que as missões espaciais pareçam já rotina, há sempre algum nervosismo que se sente na voz dos responsáveis pela área de comando, e nos aplausos e felicitações que se seguem a cada passo crítico do processo, como o lançamento, a separação dos motores nos vários estágios, e a chegada à Estação, depois de 30 horas de voo. Mesmo que não se esperem surpresas há muitos detalhes a observar.

Ontem a partida aconteceu à hora prevista, às 8h27 de Portugal continental, e dez minutos depois do lançamento já o Falcon 9 tinha regressado à base depois de colocar a Crew Dragon a caminho do espaço. A equipa já estava em gravidade zero, com todos os astronautas a mostrarem sinais de satisfação.

Apesar da hora madrugadora, 3h27 da manhã no Kennedy Space Center na Flórida, toda a equipa se mostrava entusiasmada e feliz pelo sucesso da missão e as imagens espetaculares que os lançamentos noturnos permitem.

Veja imagens do lançamento e da preparação da Crew-7 

Sasha, a preguiça, vai também a bordo e serve de indicador para a gravidade zero, juntando-se a uma lista de famosos peluches que acompanharam as missões espaciais.

Lançamento da missão Crew-7 da NASA e SpaceX

As primeiras mensagens dos três astronautas e um cosmonauta foram de satisfação mas também de unidade, com uma equipa multinacional a bordo e uma visão única do Planeta Terra.

 Missão planeada na Expedição 69

A equipa de quatro astronautas que forma a Crew-7  chega agora à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) depois de meses de treino intenso na Expedição 69.

Jasmin Moghbeli, da NASA, Andreas Mogensen da ESA, Satoshi Furukawa da JAXA e Konstantin Borisov, da Roscosmos viajam a bordo de uma nave Crew Dragon, da SpaceX, chamada Endurance, colocada em órbita com a ajuda de um foguetão Falcon 9.

Está previsto que a equipa internacional de astronautas viva e trabalhe a bordo da ISS durante seis meses, orbitando a cerca dos 400 quilómetros habituais da Terra.

Veja o vídeo da Crew-7, preparado pela NASA

Esta é a primeira missão da NASA com astronautas profissionais desde o voo Crew-6, em fevereiro.

Recorde as imagens da Crew-6 na galeria

É também o primeiro voo tripulado desde a missão Ax-2, em maio, que levou quatro cidadãos particulares à estação espacial para uma curta estadia.

Atualmente estão acopladas à Estação Espacial Internacional quatro naves, a SpaceX Dragon Endeavour, a Cygnus da Northrop Grumman, a nave Soyuz da equipa MS-23 e a Progress 84, de reabastecimento da ISS. A equipa da Crew 7 vai juntar-se a outros astronautas na ISS, fazendo subir para 11 o número de ocupantes, mas só temporariamente.

Naves ligadas à Estação Espacial Internacional (ISS) a 20 de agosto 23

O lançamento da  Crew-7 estava previsto para ontem, 25 de agosto, mas foi adiado por 24 horas, com partida prevista para as 08h27, em Lisboa, a partir do Centro Espacial Kennedy.

Entretanto já está escolhida a equipa para a próxima missão, a Crew-8, que conta com o cosmonauta Aleksandr Grebenkin da Roscosmos, e três astronautas da NASA, o comandante Michael Barratt, o piloto Matthew Dominick e a especialista de missão Jeanette Epps.

Foto oficial da missão Crew-8
PHOTO DATE: 08-03-23 LOCATION: Bldg. 8, Room 183 - Photo Studio SUBJECT: SpaceX Crew-8 Official Crew Portrait with Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps, (ROS) Aleksandr Grebenkin PHOTOGRAPHER: BILL STAFFORD AND JOSH VALCARCEL créditos: BILL STAFFORD / NASA - Johnson Space Center

Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a acoplagem. Última atualização 14h43