Um pequeno asteroide acaba de ser avistado em rota de colisão com a Terra. Com cerca de 70cm de diâmetro, o impacto será inofensivo, nas previsões da Agência Espacial Europeia.
Mais especificamente, espera-se que o asteroide cruze os céus sobre o norte da Sibéria, esta terça-feira, às 16h15 de Lisboa, mais minuto menos minuto, segundo informou a ESA na rede social X.
Sem quaisquer danos estimados, a passagem deverá causar o efeito de uma bola de fogo, um pouco à semelhança do que aconteceu em Espanha e Portugal, em maio.
Por cá, o chamado bólide surpreendeu, ao género “photobomb”, muitas pessoas que registavam (outros) momentos de uma normal noite de sábado em imagens que não demoraram muito a ser partilhadas nas redes sociais, a par de alguns memes.
Clique nas imagens para recordar as publicações
Estima-se que existam 16 mil objetos próximos da Terra, conhecidos pela sigla NEO, embora a maioria não represente qualquer perigo. Ainda assim, nas contas da ESA, há mais de um milhar que pode ter consequências catastróficas e daí as estratégias de alerta e defesa planetária em desenvolvimento serem tão importantes.
Nas últimas duas décadas, o Gabinete de Defesa Planetária da ESA tem realizado deteção e análise de NEO potencialmente perigosos, sob uma série de projetos dedicados a melhorar a capacidade de detetar, rastrear e mitigar a existência de asteroides potencialmente perigosos. A missão Hera, lançada a 7 de outubro último, faz parte do primeiro teste mundial de deflexão de asteroides.
O objetivo da Hera é fazer o levantamento detalhado dos efeitos do impacto da missão DART com o objetivo de transformar a experiência numa técnica que permita desviar asteroides sempre que seja necessário.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários