Nos últimos 20 anos, os astronautas que habitam a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) têm levado a cabo uma série de experiências científicas importantes. Agora, a equipa a bordo da ISS prepara-se para ajudar os cientistas na Terra a lutar contra a pandemia de COVID-19.

A Agência Espacial Europeia (ESA) explica que o objetivo da experiência é testar o medicamento remdesivir em microgravidade, recorrendo ao laboratório espacial desenvolvido pela ICE Cubes, de forma a melhorar a sua eficácia.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomende o uso de remdesivir no tratamento da doença, as entidades por trás da missão, como a InnoStudio, acreditam que a experiência poderá tornar o medicamento mais eficaz e diminuir os riscos para os pacientes com problemas renais.

Mas não é tudo: a ISS será também palco da missão BioAsteroid que, com o apoio da Agência Espacial Britânica, vai investigar a forma como a microgravidade afeta a interação entre micróbios e amostras de rochas. De acordo com a ESA, os micróbios poderão ser um elemento-chave na colonização humana da Lua e de Marte.

Já na experiência Rotifer-B2 será enviado para a ISS um conjunto de animais microscópicos chamados bdeloídeos (Bdelloidea Rotifera). Os animais são conhecidos pela capacidade de se curarem após serem expostos a níveis elevados de radiação. Os cientistas querem perceber se estar no Espaço afeta ou não a capacidade de os bdeloídeos repararem o seu próprio ADN.

A “encomenda” com todos os materiais necessários para a realização das três experiências científicas já está a caminho da ISS, tendo partido “à boleia” do foguetão Falcon 9 da SpaceX, na 21ª missão de reabastecimento levada a cabo pela empresa de Elon Musk, no dia 6 de dezembro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.