A 2 de novembro de 2000 chegavam à Estação Espacial Internacional os seus primeiros residentes, e 20 anos depois, cerca de 240 astronautas passaram pelo observatório, incluindo 18 da ESA que viveram e trabalharam no posto avançado orbital, executando diversas experimentações científicas.

Para comemorar esta data especial, a NASA partilhou um vídeo de homenagem à ISS, com testemunhos de diversos astronautas que passaram pela estação, incluindo Luca Parmitano, Alexander Gerst, Thomas Pesquet, Tim Peake, Andreas Mogensen, André Kuipers, Christer Fuglesang, Frank De Winne e Reinhold Ewald. Também o diretor geral da ESA, Jan Wörner e o administrador da NASA Jim Bridenstine deixaram algumas palavras sobre a importância da ISS e a sua colaboração internacional.

A próxima missão da ESA para a ISS está agendada para 2021, em que Thomas Pesquet será o primeiro europeu a viajar na Crew Dragon da SpaceX, para a sua primeira missão.

De recordar a rapidez atual das viagens para a estação espacial. Na anterior missão, uma astronauta da NASA e dois da Roscosmos partiram a bordo da nave Soyuz MS-17, a partir de Baikonur, no Cazaquistão, tendo demorado cerca de três horas a chegar ao destino, cerca de metade do tempo habitual, permitindo assim estabelecer um novo recorde.

A equipa é composta pela astronauta Kate Rubins da NASA, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, que são os atuais habitantes da ISS. A expedição anterior regressou à Terra em segurança, dias depois.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.