Os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, da Roscosmos, e o astronauta Frank Rubio, da NASA, embarcam esta quinta-feira numa curta viagem a bordo da Soyuz MS-23. O objetivo é arranjar espaço para a nave de carga Progress 84, da agência espacial russa, que deverá chegar à ISS no final deste ano.

A tripulação da Expedição 69 vai desencaixar a Soyuz do módulo Poisk, no lado do complexo virado para o espaço, com o objetivo depois de a reencaixar no módulo Prichal, no lado virado para a Terra.

A manobra deverá demorar cerca de 40 minutos, refere a NASA em comunicado, e será transmitida em direto a partir do site da agência espacial norte-americana desde as 09h15 de Portugal Continental de amanhã, dia 6 de abril, embora o processo de desencaixe só comece às 09h45.

Recorde-se que a nave não-tripulada Soyuz MS-23 chegou à ISS no final de fevereiro para substituir a “irmã” MS-22, depois desta ter sido danificada por um meteorito de pequena dimensão, em dezembro do ano passado, e para trazer de volta os três astronautas que ficaram sem “boleia” com a situação.

Clique nas imagens para ver o lançamento da Soyuz MS-23

A MS-22 regressou, entretanto, à Terra para análise das causas do sucedido, sendo que os dois cosmonautas russos e o astronauta norte-americano só estarão de volta em setembro próximo, nessa altura a bordo da MS-23.

A manobra desta quinta-feira será a 26ª realocação de naves desde que a estação espacial internacional entrou em atividade, há pouco mais de duas décadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.