Os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, da Roscosmos, e o astronauta Frank Rubio, da NASA, embarcam esta quinta-feira numa curta viagem a bordo da Soyuz MS-23. O objetivo é arranjar espaço para a nave de carga Progress 84, da agência espacial russa, que deverá chegar à ISS no final deste ano.
A tripulação da Expedição 69 vai desencaixar a Soyuz do módulo Poisk, no lado do complexo virado para o espaço, com o objetivo depois de a reencaixar no módulo Prichal, no lado virado para a Terra.
A manobra deverá demorar cerca de 40 minutos, refere a NASA em comunicado, e será transmitida em direto a partir do site da agência espacial norte-americana desde as 09h15 de Portugal Continental de amanhã, dia 6 de abril, embora o processo de desencaixe só comece às 09h45.
Recorde-se que a nave não-tripulada Soyuz MS-23 chegou à ISS no final de fevereiro para substituir a “irmã” MS-22, depois desta ter sido danificada por um meteorito de pequena dimensão, em dezembro do ano passado, e para trazer de volta os três astronautas que ficaram sem “boleia” com a situação.
Clique nas imagens para ver o lançamento da Soyuz MS-23
A MS-22 regressou, entretanto, à Terra para análise das causas do sucedido, sendo que os dois cosmonautas russos e o astronauta norte-americano só estarão de volta em setembro próximo, nessa altura a bordo da MS-23.
A manobra desta quinta-feira será a 26ª realocação de naves desde que a estação espacial internacional entrou em atividade, há pouco mais de duas décadas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários