A uma distância de 400 quilómetros da Terra, os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) têm uma vista privilegiada para alguns dos fenómenos mais impressionantes do nosso planeta. 

Recentemente, as câmaras da ISS captaram o esplendor de uma aurora boreal, numa passagem sobre o Canadá. Como explica a NASA, através de uma publicação partilhada na conta oficial da ISS na rede social X, o vídeo foi captado ainda no início do ano, no dia 4 de janeiro. 

Nele é possível observar uma aurora boreal a “dançar” sobre o Canadá, numa paisagem salpicada pelas luzes oriundas de zonas urbanas. À medida que a ISS avançava na sua órbita, fazendo uma passagem sobre o Oceano Atlântico, as câmaras também captaram o nascer do Sol na região.

Veja o vídeo

Às imagens captadas pelas câmaras da ISS juntam-se também vários registos impressionantes de fenómenos vistos a partir do Espaço feitos por astronautas.

Em agosto do ano passado, o astronauta da Matthew Dominick da NASA, que fez parte da missão Crew-8, já tinha registado auroras boreais e, antes de regressar à Terra, partilhou novas fotografias da sua coleção.

As últimas imagens que partilhou mostram um impressionante espetáculo de luzes vermelhas e verdes que “dançam” sobre o planeta

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Recorde-se que as imagens partilhadas foram captadas na nave Crew Dragon, acoplada na altura à ISS em preparação para o regresso à Terra, onde Matthew Dominick estava a “pernoitar" desde a chegada da Crew-9. 

Entre as imagens é também possível encontrar registos do chamado "cometa do século", na altura em que estava visível a olho nu no hemisfério Sul, assim como do mega furacão Milton.