
A tripulação NS-31 já está pronta para voar e a janela de lançamento está fixada nas 8h30 CDT, 14h30 de Portugal continental, com a transmissão ao vivo da missão a ser acompanhada a partir das 13 horas. A bordo do foguetão reutilizável New Shepard seguem seis mulheres, só uma com passado ligado à engenharia aeroespacial.
A viagem é feita pela cantora Katy Perry, a namorada de Jeff Bezos, Lauren Sanchez, a apresentadora da CBS Gayle King, a produtora de cinema Kerianne Flynn, a cientista e ativista Amanda Nguyễn e a engenheira aeroespacial Aisha Bowe.
O próprio dono da Blue Origin já foi numa destas viagens ao espaço que somam uma lista de mais de 50 passageiros nos voos privados, entre os quais estão William Shatner, o ator que protagonizou a série Star Trek e que interpretava o papel de capitão Kirk.
Veja as imagens divulgadas
Na lista de "turistas espaciais" também está o empresário Mário Ferreira, o primeiro português que embarcou na tripulação da NS-22, e ganhou asas de “astronauta” no sexto voo suborbital da Blue Origin.
Este é o 11º voo espacial tripulado da Blue Origin que lançou a primeira missão em 2021 com "turistas" espaciais, mas tem também a curiosidade de ser o primeiro só com mulheres a bordo.
O sinal de partida será dados pelas 14h30, segundo o que está previsto, com o New Shepard a partir do site de lançamento nas montanhas de Guadalupe, no Texas. A empresa tem divulgado imagens, como a "homenagem" das tripulantes do NS-31 ao foguetão que as vai transportar e uma apresentação cheia de glamour pouco habitual nestas missões.
A viagem é muito curta e dura cerca de 10 minutos, com o foguetão a ser impulsionado até uma altitude de cerca de 100 quilómetros, onde ultrapassa a linha de Karman, que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço. A cápsula que transporta os tripulantes separa-se do resto do foguetão e, nessa altura, os tripulantes da cápsula podem apreciar a sensação de gravidade zero e flutuar na cabine.
Como é habitual, há um emblema especial para a missão, com símbolos relacionados com cada uma das tripulantes, simbolizando o seu trabalho e compromissos.

Recorde-se que, além dos voos de turismo espacial, no início do ano, a Blue Origin conseguiu finalmente colocar em órbita o foguetão New Glenn, um passo importante para receber as certificações da NASA para realizar missões privadas.
Já no início de fevereiro, a empresa completou uma missão histórica. Durante o 29º voo do veículo suborbital New Shepard, 30 cargas a bordo experimentaram cerca de dois minutos de gravidade simulada da Lua. O feito inédito representa um marco importante no desenvolvimento de tecnologias espaciais.
Entre as cargas transportadas pelo New Shepard encontravam-se experiências da NASA, assim como de instituições de investigação e de empresas comerciais. A missão transportou também milhares de postais como parte do programa Postcards to Space, da organização sem fins lucrativos Club for the Future.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robots da Disney tornam-se mais expressivos (e adoráveis) com tecnologia da Nvidia e DeepMind -
App do dia
Fã de fotografia macro de flores e plantas? Flora Incognita é uma app útil para ter no “bolso” -
Site do dia
EarthGuessr desafia-o a adivinhar em que parte do mundo está usando apenas imagens de satélite -
How to TEK
Pesquisa Circle to Search está ainda mais inteligente. Saiba como utilizar
Comentários