Quase todas as semanas surgem notícias sobre novos desenvolvimentos e projetos que querem mudar o futuro do transporte urbano e muitos deles passam pelo ar e por veículos eVTOL (de decolagem e aterragem vertical). O carro voador apresentado pela Alef Aeronautics encaixa no conceito de eVTOL, mas com um design diferente do da maioria dos projetos já mostrados nesta área. Mais próximo do imaginário dos filmes futuristas.

O Model A deve começar a ser vendido no último trimestre de 2025, mas quem quiser já pode assinalar o interesse em comprar, fazendo uma pré-reserva normal ou prioritária. A primeira custa 150 dólares, a segunda 1.500. O preço total do veículo é de 300 mil dólares.

O modelo é elétrico. Tem uma autonomia de 320 quilómetros em estrada e de 177 quilómetros em voo. Uma das inovações mais marcantes do design da Alef é o sistema de propulsão do veículo, que não é assegurado pelas habituais hélices visíveis.

O modelo integra uma espécie de caixas de ar atrás e à frente do habitáculo que, com a ajuda de sensores, estabilizadores e software promovem o equilíbrio necessário para levantar, descer ou voar. Este design tem outra vantagem, que é o facto de permitir ter um veículo adaptado à condução em estrada, como também sublinham os promotores do projeto.

Os quatro engenheiros co-fundadores do projeto estão a trabalhar no veículo desde 2015.
Para investir no conceito, a equipa já conseguiu cativar alguns business angels de referência, como Tim Draper, um dos primeiros investidores da Tesla.

Clique nas imagens para mais detalhes

A Alef garante que já está a fazer testes com protótipos de dimensão mais reduzida do modelo de estreia desde 2019, vai agora iniciar testes com o protótipo de tamanho real que acaba de apresentar. Vai também trabalhar na obtenção das autorizações necessárias para poder lançar a aeronave que, como mostra o vídeo abaixo, quer ser uma solução flexível e de fácil transição entre terra e ar.

Veja o vídeo

Enquanto finaliza o primeiro modelo, a empresa já está também a trabalhar noutras versões do seu carro voador. O Model Z, que deve chegar ao mercado em 2035, terá quatro lugares, espera-se que custe 35 mil dólares e que tenha autonomia para voar por mais de 480 quilómetros ou circular em estrada por mais de 350 quilómetros.

Entretanto estão em marcha vários outros projetos de carros voadores, em diferentes partes do mundo. Um dos mais recentes a ser apresentado foi o Xpeng X2.