O chão de madeira pode vir a transformar-se, em breve, numa fonte de energia e passar a integrar os edifícios inteligentes do futuro, contribuindo para um mundo mais sustentável. Assim se pode prever a partir de um novo protótipo de nanogerador criado por investigadores suíços.

O dispositivo funciona através de um processo chamado efeito triboelétrico, que é uma forma de gerar eletricidade transferindo eletrões de um material para outro, geralmente pelo contacto. Neste caso, as peças de madeira “ensanduichadas” ficam eletricamente carregadas devido ao contacto e à separação, quando pisadas.

A madeira é, contudo, um péssimo material triboelétrico. Para aumentar tais capacidades, os investigadores revestiram uma das partes com silicone e a outra com nanocristais chamados ZIF-8, que incluem iões metálicos e moléculas orgânicas.

De acordo com o artigo científico publicado na Matter, um protótipo de piso de madeira com uma área de superfície ligeiramente menor do que uma folha de papel A4 é capaz de produzir energia suficiente para ligar lâmpadas LED domésticas e pequenos dispositivos eletrónicos, como calculadoras.

A equipa conseguiu acender com sucesso uma lâmpada com o protótipo quando um adulto caminhou, transformando os seus passos em eletricidade, assim como fornecer energia para ligar uma calculadora.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.