No site da iniciativa a marca já propõe a compra dos novos produtos identificados com selo distintivo “Continente Food Lab”, nos corredores dos hipermercados selecionados ou online. Ainda é uma experiência e a empresa vai tomar a decisão se serão integrados de forma permanente ou não na gama, consoante o feedback dos clientes.

Os primeiros produtos estão disponíveis nas lojas-piloto do Colombo, Lisboa, e de Matosinhos, e as alternativas a experimentar são o Beyond Burger, as Salsichas de Ovo, a Lemon’Mate, o Dom Rosato Free e a Bread Beer.

Produzido com ingredientes de origem vegetal, o beyond burger usa ingredientes de origem vegetal, mas foi confecionado de forma semelhante aos da carne de bovino, apresentando um sabor idêntico. Este hambúrguer não contém organismo geneticamente modificados, soja ou glúten e é rico em proteína. O Continente é o primeiro operador de hipermercados e supermercados em Portugal vender este produto de origem norte americana.

Salsichas à base de proteína de clara de ovo são outras das alternativas do Food Lab. Apesar de se tratar de um produto vegetariano, o Continente garante que a aparência e o sabor são semelhantes a uma salsicha convencional.

Mas a aposta da empresa não se centra apenas em comida. A marca de super e hipermercados lança também hoje um refrigerante biológico, feito a partir de sumo de limão concentrado, extrato de folhas de chá mate e cafeína, inteiramente produzido em Portugal. Chama-se Lemon’Mate e contém 17 aminoácidos, 11 minerais e seis vitaminas incluindo antioxidantes.

Outra novidade destes lançamentos é o desenvolvimento de um vinho sem álcool. O Dom Rosato Free é um vinho rosé, produzido em Portugal pelas caves José Maria da Fonseca, e pensado para aqueles que procuram uma opção de vinho mais saudável e fresco, que acompanha na perfeição pratos de peixe, marisco ou saladas.

Da lista consta ainda uma cerveja produzida com base nos excedentes de pão recolhidos nas lojas Continente. Além de combater o desperdício alimentar, por ser um produto de economia circular, a Bread Beer é uma cerveja artesanal de referência em Portugal, produzida pela Vadia e a única cerveja de pão portuguesa.

O desenvolvimento de alimentos alterantivos, com recurso s tecnologia, está a crescer numa alternativa à alimentação convencional. As empresas apostam em produtos vegetarianos com sabor e aspetos semelhantes a carne, mas também no uso de novos materiais de base.

Em janeiro a Impossible foods surpreendeu na CES, em Las Vegas, com um hanburguer em tudo semelhante ao tradicional mas produzido com ingredientes de base vegetal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.