Depois do sucesso da missão Crew-1, a NASA e a SpaceX deram hoje a conhecer que estão já a preparar os últimos pormenores da segunda missão comercial tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). O lançamento da Crew-2 está previsto para 20 de abril, a partir do Centro Espacial John F. Kennedy da NASA, na Flórida.
Numa conferência de imprensa transmitida através do Twitter, os responsáveis deram a conhecer que a tripulação da missão Crew-2 será composta por Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, assim como por Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA), e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA).
Clique nas imagens para conhecer a nova tripulação da missão Crew-2
Durante a conferência, Steve Stich, diretor do Programa de Tripulação Comercial da NASA, recordou que, ainda antes da chegada da nova tripulação, será preciso realizar uma manobra de deslocação da anterior cápsula que transportou a Crew-1, a qual ainda está acoplada à ISS. “A manobra, em si, é bastante fácil, pois está tudo automatizado”, explicou o responsável.
A tripulação da primeira missão comercial deverá regressar à Terra no final de abril ou no início de maio. Segundo Kathy Lueders, administradora associada da NASA para a Exploração e Operações Humanas, as equipas de ambas as missões ainda ficarão juntas durante um período de cinco a sete dias. "As equipas reunir-se-ão assim que chegarem, conversarão entre si e ajustarão o que deve ser feito", acrescentou Joel Montalbano, gestor da ISS.
A NASA explica que a tripulação da Crew-2 vai permanecer na ISS durante seis meses, conduzindo uma série de experiências e investigações científicas antes de regressar à Terra no Outono de 2021. Os astronautas participarão também em vários “passeios espaciais” para instalar novos painéis solares na ISS.
A cápsula Crew Dragon que transportará a equipa, a mesma que foi usada na missão Demo-2 com os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, permanecerá também acoplada à ISS durante toda a estadia.
Recorde-se que a Crew-1 chegou à ISS em novembro do ano passado, após um lançamento bem-sucedido “à boleia” do foguetão Falcon 9 a partir do Centro Espacial John F. Kennedy da NASA, 27 horas e 33 minutos de voo e ainda um longo processo de estabilização e equalização da pressão entre a Estação Espacial e a Crew Dragon.
Clique nas imagens para recordar a chegada da Crew-1 à Estação Espacial Internacional
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários