A Agência Espacial Europeia partilhou um vídeo do astronauta alemão da missão Kosmic Kiss, atual residente da Estação Espacial Internacional, num dos locais mais cobiçados da ISS, a cúpula coberta com sete janelas panorâmicas que permitem desfrutar de uma abrangente vista espacial.

A cúpula foi desenhada pela agência europeia e além de ser um local privilegiado para tirar fotografias, oferece também vistas privilegiadas das atividades desenvolvidas pelo braço robótico da Agência Espacial Canadiana, das naves que chegam à ISS e dos passeios espaciais que as equipas vão fazendo.

Na imagem está Matthias Maurer, astronauta alemão que integra pela primeira vez uma missão espacial. Por trás dele pode ver-se parte da Soyuz MS-19, nave para transporte de tripulação, aqui ancorada no módulo Rassvet. Vê-se também o módulo de ancoragem Prichal, anexado ao módulo de serviço de laboratório multiusos Nauka.

Matthias Maurer, que ao longo dos próximos meses será o protagonista de vários vídeos que a ESA vai partilhar, para permitir a quem está em Terra acompanhar o trabalho do astronauta europeu durante a missão, chegou ao espaço no passado dia 11 de novembro.

Nos seis meses que vai passar na ISS vai realizar 35 experimentos ligados à microgravidade. O resultado da investigação vai ajudar a construir futuras missões de exploração espacial. Vai ainda ajudar na instalação do braço robótico europeu que permitirá um acesso mais fácil ao segmento russo.

Na viagem que levou Matthias Maurer à ISS viajaram também Kayla Barron, Thomas Marshburn e Raja Chari da NASA, naquele que foi o terceiro voo comercial tripulado da SpaceX para a ISS, o Crew-3.