Já existe uma previsão de data para o envio da Expedição 66 para a Estação Espacial Internacional, assim como os astronautas que vão render os seus atuais moradores durante os próximos seis meses. Batizada como Cosmic Kiss (com o K de Kosmic e ISS da sigla inglesa da estação espacial internacional), o voo dos quatro astronautas está previsto para não menos que o dia 31 de outubro.

Os astronautas vão viajar na Crew Dragon da SpaceX, marcando a primeira missão do astronauta alemão da ESA, Matthias Maurer. A bordo vão estar ainda Kayla Barron, Thomas Marshburn e Raja Chari da NASA, naquele que será o terceiro voo comercial tripulado da SpaceX para a ISS, o Crew-3.

A ESA revelou alguns detalhes interessantes sobre os fatos espaciais que os astronautas utilizam. Cada fato da SpaceX é construído à medida do respetivo astronauta. O seu capacete é impresso em 3D e as luvas desenhadas para trabalharem com os ecrãs táteis durante a viagem. É explicado que, embora o objetivo principal seja proteger os astronautas de qualquer evento inesperado de despressurização, este ajuda também a regular a temperatura do seu corpo, além de proteção contra o fogo.

Veja o vídeo de treino de Matthias Maurer

Quando um astronauta entra na cápsula Dragon, o fato é ligado ao seu assento de forma umbilical. Todos os sistemas eletrónicos ficam operacionais, incluindo as comunicações, a circulação de ar para arrefecer o fato, assim como o gás necessário para manter a pressão. A ESA salienta ainda que o fato apenas é utilizado dentro da cápsula Crew Dragon, não estando preparada para os passeios espaciais. No caso do astronauta europeu, este foi treinado para utilizador qualquer sistema de mobilidade dos Estados Unidos no espaço, mas também os fatos espaciais russos Orlan, utilizados nos passeios espaciais que possa utilizar em órbita. É o único certificado com ambas as possibilidades de deslocação.

Quanto às tarefas que lhe foram atribuídas na ISS, Matthias Maurer vai suportar cerca de 35 experimentos ligados à microgravidade. O resultado da investigação vai ajudar a construir futuras missões de exploração espacial. Vai ainda ajudar a instalação do braço robótico europeu, desenhado para garantir maior acesso ao exterior do segmento russo. Na sua chegada à ISS, o astronauta alemão vai encontrar o seu companheiro da ESA a bordo, o francês Thomas Pesquet, considerado um dos melhores fotógrafos que já passaram pela estação espacial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.