Desde que começou a explorar Marte, em abril do ano passado, o helicóptero Ingenuity da NASA já alcançou várias metas. Recentemente, o companheiro do rover Perseverance conseguiu completar com sucesso o seu 34º voo, que, apesar de curto, se afirmou como um momento importante.

A NASA detalha que o 34º voo foi ainda mais curto do que o primeiro realizado pelo helicóptero no planeta vermelho, contando com uma duração de apenas 18 segundos e com o Ingenuity a percorrer 5 metros.

Ao longo das últimas semanas, a equipa responsável pelo pequeno helicóptero estive ocupada a instalar uma nova atualização ao software do pequeno helicóptero que lhe dá duas novas habilidades. Com a atualização o Ingenuity passa a ser capaz de se desviar de obstáculos durante aterragens e a utilizar novos mapas digitais com relevo para navegar.

Helicóptero Ingenuity da NASA regressou aos voos “à séria” em Marte
Helicóptero Ingenuity da NASA regressou aos voos “à séria” em Marte
Ver artigo

Como explicam os especialistas da NASA, o helicóptero foi concebido para aterrar em superfícies marcianas com pouco relevo. No entanto, à medida que se foi aventurando pela cratera de Jezero, o terreno foi se revelando mais desafiante do que a equipa responsável esperava.

Através da atualização ao software, o Ingenuity será capaz de usar uma das suas câmaras para verificar se há obstáculos que possam pôr em causa o processo de aterragem em superfícies mais rochosas, identificando o local ideal para pousar.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Ingenuity

Já a segunda parte da atualização vem corrigir um dos problemas encontrados pelos especialistas. O software de navegação foi feito para assumir que helicóptero voava sempre sobre superfícies sem grande relevo. No entanto, ao voar sobre zonas mais rochosas o software pensava que o Ingenuity se estava a desviar, tomando medidas para corrigir a rota.

Os novos mapas vão ajudar o software a distinguir entre diferentes tipos de superfícies e de movimentos do Ingenuity, permitindo melhorar também a precisão do helicóptero.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.