
Desde que começou a explorar Marte, em abril do ano passado, o helicóptero Ingenuity da NASA já alcançou várias metas. Recentemente, o companheiro do rover Perseverance conseguiu completar com sucesso o seu 34º voo, que, apesar de curto, se afirmou como um momento importante.
A NASA detalha que o 34º voo foi ainda mais curto do que o primeiro realizado pelo helicóptero no planeta vermelho, contando com uma duração de apenas 18 segundos e com o Ingenuity a percorrer 5 metros.
Ao longo das últimas semanas, a equipa responsável pelo pequeno helicóptero estive ocupada a instalar uma nova atualização ao software do pequeno helicóptero que lhe dá duas novas habilidades. Com a atualização o Ingenuity passa a ser capaz de se desviar de obstáculos durante aterragens e a utilizar novos mapas digitais com relevo para navegar.
Como explicam os especialistas da NASA, o helicóptero foi concebido para aterrar em superfícies marcianas com pouco relevo. No entanto, à medida que se foi aventurando pela cratera de Jezero, o terreno foi se revelando mais desafiante do que a equipa responsável esperava.
Através da atualização ao software, o Ingenuity será capaz de usar uma das suas câmaras para verificar se há obstáculos que possam pôr em causa o processo de aterragem em superfícies mais rochosas, identificando o local ideal para pousar.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Ingenuity
Já a segunda parte da atualização vem corrigir um dos problemas encontrados pelos especialistas. O software de navegação foi feito para assumir que helicóptero voava sempre sobre superfícies sem grande relevo. No entanto, ao voar sobre zonas mais rochosas o software pensava que o Ingenuity se estava a desviar, tomando medidas para corrigir a rota.
Os novos mapas vão ajudar o software a distinguir entre diferentes tipos de superfícies e de movimentos do Ingenuity, permitindo melhorar também a precisão do helicóptero.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários