Depois da confirmação, no início desta semana, do sucesso da recolha de uma primeira amostra, a NASA volta a usar o Twitter para partilhar idêntico sucesso de uma segunda tentativa.

Num tweet feito na “primeira pessoa”, Perseverance prova ter recolhido e armazenado uma amostra de Marte com três imagens: uma da rocha de origem “desfalcada” e duas do pedaço no respetivo tubo de armazenamento.

Deixa também o aviso sobre a possibilidade de existirem mais novidades marcianas já amanhã, sexta-feira.

A recolha de amostras rochosas é uma das prioridades na missão Mars 2020 que coloca todo o "músculo" da NASA em Marte e que envolve também a ESA, a agência espacial europeia. O objetivo é recolher pelo menos 35 amostras de rochas de várias unidades geológicas e superfícies diferentes.

O material recolhido pelo "laboratório ambulante" Perseverance será depois selado e guardado dentro do rover para ser trazido para Terra numa missão futura.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a recolha da segunda amostra de rocha em Marte

O rover Perseverance chegou a Marte a 18 de fevereiro de 2021, depois de partir da Terra a 30 de julho de 2020, e está há 194 Sols (dias marcianos) a explorar a cratera Jazero, onde os cientistas estimam que existe mais possibilidade de encontrar provas de vida anterior em Marte.

primeira tentativa de todas de recolher uma amostra do solo do Planeta Vermelho não acabou bem sucedida. Apesar de num primeiro momento a NASA chegar a comunicar que tinha completado o processo, uma  verificação posterior do tubo de recolha acabou por mostrar que estava vazio, e que não tinha sido guardada nenhuma rocha.