A SpaceX ambiciona levar o Homem a Marte e já tinha dado a conhecer anteriormente as suas intenções de construir uma base espacial no planeta e até de criar uma constelação marciana de satélites Starlink. Agora, através da sua conta no Twitter, Elon Musk revela que a empresa poderá aterrar as suas Starships no Planeta Vermelho muito antes de 2030.

As declarações do CEO da SpaceX surgem em resposta a um recente artigo do website Ars Technica que indica que Europa está preocupada com o domínio da empresa no setor espacial e que está a focar-se no desenvolvimento de novos foguetões mais competitivos, como o Ariane 6 e o Vega-C, até 2030.

O empresário defende que as ambições da Europa não são suficientes para cumprir os objetivos a que se propõe. Para Elon Musk, os foguetões totalmente reutilizáveis são os únicos que conseguem ser verdadeiramente competitivos. “Tudo o resto assemelha-se a um planador num mundo de jatos”, enfatiza o responsável.

SN11: SpaceX pode avançar com teste de voo do novo protótipo da Starship já nesta semana
SN11: SpaceX pode avançar com teste de voo do novo protótipo da Starship já nesta semana
Ver artigo

Em linha com suas ambições de chegar ao Planeta Vermelho, a SpaceX continua a desenvolver e a refinar os protótipos da Starship. A empresa já começou a fazer testes aos motores do SN11 e espera-se que avance para o teste de voo nesta semana.

Os protótipos são apenas a primeira parte da nave espacial que um dia poderá transportar humanos para Marte. A Starship será também composta por um conjunto de propulsores reutilizáveis conhecido como Super Heavy. A empresa tem o seu primeiro protótipo pronto, tal como revelou Elon Musk através do seu Twitter.

Segundo Elon Musk, a empresa está a trabalhar para evitar que aconteça o mesmo incidente que aconteceu ao SN10. Apesar de o protótipo ter conseguido capaz de ascender, fazer as transições dos propulsores e a reorientação para a reentrada e, por fim, aterrar de forma controlada, uma explosão inesperada acabou por marcar o teste.

Recorde o vídeo do teste de voo do SN10 da SpaceX