Os vencedores do primeiro prémio da mais recente edição do Alexa Prize TaskBot Challenge são portugueses e deram nas vistas com o seu agente de conversão inteligente, que consegue manter uma conversa sobre conteúdos de vídeo e ensinar utilizadores a realizarem tarefas manuais.

O Alexa Prize TaskBot Challenge é uma competição internacional para universitários, que estimula o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial conversacional avançadas e que decorre este ano pela segunda vez. A equipa portuguesa que este ano conseguiu vencer o primeiro prémio, também já tinha participado na edição de estreia (2022) e arrecadado o segundo prémio.

Aos estudantes é proposto que criem experiências de IA conversacional para responder às necessidades dos utilizadores, enquanto concluem tarefas complexas. Estas ferramentas visam contribuir para tornar o assistente de conversação do Alexa, o TaskBot, mais eficaz na comunicação e capaz de guiar os utilizador na execução de tarefas manuais, como cozinhar ou fazer origamis.

O agente desenvolvido pela equipa portuguesa, recorrendo a técnicas de processamento de modelos de linguagem que permitem dar instrução aos utilizadores através do diálogo, permite isso mesmo: ensinar um utilizador a cozinhar, pintar, fazer arranjos e reparações, interagindo também com suporte de vídeo.

A equipa portuguesa, a “TWIZ”, foi liderada por Rafael Ferreira, que se juntou aos colegas Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões, Vasco Ramos e João Bordalo e aos professores e orientadores João Magalhães e David Semedo. Ao arrematar o primeiro lugar na competição, assegurou um prémio de 500 mil dólares.

O TaskBot é apresentado como o primeiro desafio de IA conversacional a incorporar experiências multimodais. "O desafio deste ano foi alargado para incluir mais passatempos e atividades em casa. Foi pedido às equipas que encontrassem formas interessantes de incorporar recursos visuais em todas as conversas, sempre que houvesse um ecrã disponível”, como explica a Amazon. A empresa diz que quis acolher “ideias inovadoras para melhorar a apresentação dos recursos visuais, bem como a coordenação das modalidades visuais e verbais” e como tal incluiu estes aspetos nos critérios de avaliação.

As cinco equipas escolhidas para integrar a fase final da competição foram selecionadas com base no feedback dos clientes e no mérito científico dos artigos técnicos produzidos, entre outros critérios. Nesta última fase, os clientes do Alexa interagiram com os taskbots das universidades com a frase “Alexa, vamos trabalhar juntos” (Alexa, let’s work together), através de dispositivos Amazon Echo e Fire TV. “As avaliações e o feedback dos clientes ajudaram as equipas universitárias a melhorarem os seus bots à medida que a competição ia decorrendo”, explica ainda uma nota da Nova FCT.

A faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da Nova é uma das maiores do país. Conta hoje com cerca de 8500 estudantes, 420 docentes, 300 investigadores, 1033 projetos e 200 funcionários. Acolhe 16 centros de investigação e garante ser o espaço de ensino português com maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas European Research Council (ERC).