A Agência Espacial Europeia tinha planeado para o dia 19 de junho o lançamento do foguetão Vega VV16 a partir do Spaceport de Kourou, na Guiana Francesa. No entanto, a missão que marcava o primeiro voo do veículo espacial da Arianespace teve de ser adiada devido à falta de condições atmosféricas favoráveis. A próxima tentativa acontecerá no próximo dia 20 de junho a partir das 22h51 locais.

A ESA explica que a bordo do Vega VV16 está o Small Spacecraft Mission Service (SSMS), um dispensador para pequenos satélites. Ao todo, serão levados para o espaço 46 CubeSats, incluindo os dois FSSCat da ɸ-sat-1, a primeira missão europeia de observação terrestre com IA.

Clique na galeria para descobrir o que segue a bordo do Vega VV16

ɸ-sat-1: A primeira missão europeia de observação terrestre com IA está prestes a partir para o Espaço
ɸ-sat-1: A primeira missão europeia de observação terrestre com IA está prestes a partir para o Espaço
Ver artigo

A missão foi concebida para melhorar a eficácia do processo de envio de grandes quantidades de dados do Espaço para a Terra e reduzir os elevados custos das missões de observação no nosso planeta. A ɸ-sat AI, o “cérebro” tecnológico por trás das operações, permite selecionar as melhores imagens captadas pelos CubeSats, reduzindo o “peso” dos ficheiros enviados para análise na Terra.

À “boleia” do Vega VV16 vão mais seis microssatélites, contando com o ESAIL, o projeto construído pela LuxSpace numa parceria da ESA com o operador canadiano exactEarth. O microssatélite de 113 kg tem como missão ajudar na gestão do tráfego marítimo, ao rastrear navios em todo o mundo, detetando as mensagens enviadas por radiotransmissão, com os seus sistemas de identificação automática (AIS).

Uma vez chegados ao espaço, os CubeSats e microssatélites serão enviados progressivamente numa órbita síncrona ao Sol, a uma altitude de mais de 500 km. O primeiro voo de 2020 do Vega VV16 pode ser acompanhado em direto através da ESA Web TV a partir das 01h15 (hora de lisboa) do dia 21 de junho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.