A ESA revelou hoje os novos astronautas que passam a fazer parte da classe de 2022. O grupo selecionado inclui candidatos que pretendem fazer carreira como astronautas e membros que vão passar à reserva. A ESA pretende fomentar a inclusão e também recebeu a candidatura de astronautas com deficiências físicas para projetos específicos para os quais podem contribuir, um programa semelhante ao que fez na classe de 2021.

A agência espacial salienta o período mais instável da economia e do investimento, depois da saída da pandemia, a recessão e inflação da economia, tendo como pano de fundo a guerra da Ucrânia. Ainda assim o orçamento de 2022 cresceu um pouco mais face a 2019, salientando a contribuição de todos os Estados-membros da União Europeia, assim como países da Europa e o Canadá, somando um total de 16.923 milhões de euros. A Alemanha, França e Reino Unido continuam a ser os principais contribuintes e no caso de Portugal, corresponde a 0,7% do total, nomeadamente 114 milhões de euros. Apesar da quota ser a mesma, o valor aumento 12 milhões de euros face a 2019, no quadro comparativo.

ESA astronautas 2022

No que diz respeito ao investimento, o programa científico é aquele que recebe a maior fatia do orçamento, cerca de 3,1 mil milhões de euros e o transporte espacial que contabiliza 2,8 mil milhões de euros. A observação terrestre e a exploração da robótica são outras áreas com elevado orçamento.

Existem muitas áreas a explorar com base na exploração espacial. E a tecnologia precisa de ser mais autónoma e independente, tal como foi destacado durante o concelho da ESA, ao mesmo tempo que se abrem oportunidades de exploração, dando o exemplo da rede de comunicações para suportar as missões à Lua ou mesmo a cibersegurança espacial.

No que diz respeito aos candidatos a astronautas, a ESA partilhou os números relativos aos candidatos para a classe de 2022. Foram submetidos um total de 22,523 candidatos válidos, sendo 17.126 homens e 5.397 mulheres. Mas apenas passaram 1.361 candidatos à fase 2.1, sendo 530 mulheres e 831 homens, demonstrando a preocupação da ESA em equilibrar a próxima geração de astronautas.

ESA astronautas 2022

Portugal contribui com um total de 320 candidaturas (259 homens e 61 mulheres), mas apenas 13 foram convidados para a fase seguinte, ou seja, 3 mulheres e 10 homens que poderiam ser os próximos astronautas da ESA.

Hoje foram revelados os nomes finais da classe de 2022, uma turma composta por 17 astronautas, sendo 10 homens e 7 mulheres a compor a nova geração, mostrando o compromisso da agência espacial numa maior paridade nas escolhas. O Reino Unido foi o país que mais contribuiu nos finalistas, com três astronautas, seguindo-se a Espanha, França, Itália e Alemanha com dois. A Bélgica, Áustria, Suíça, Chéquia, Polónia e Suécia também têm representantes.

De notar que apenas cinco candidatos foram escolhidos para uma carreira de astronautas, 11 ficam na reserva e um que assume funções especiais devido às limitações físicas na recém-formado “Parastronaut Feasibility Project”. Dos astronautas de carreira foram escolhidos Sophie Adenot da França, Pablo Álvarez Fernández de Espanha, Rosemary Coogan do Reino Unido, Raphael Liégeois da Bélgica e Marco Sieber da Suíça.

Veja na galeria os astronautas escolhidos pela ESA para a classe de 2022:

A agência explica que os novos cadetes vão assumir as suas funções no Centro Europeu de Astronautas na Colónia, Alemanha, depois de receberem um treino básico de 12 meses, estando prontos a entrar na fase de treinos para eventualmente viajarem à Estação Espacial e potencialmente à Lua. Depois de receberem uma missão, todo o seu treino será personalizado para a mesma.

Sobre os astronautas de reserva, a ESA explica que este grupo foi estabelecido pela primeira vez, tratando-se de candidatos que passaram com sucesso todo o processo de seleção, mas que não podem ser recrutados neste período. Estes candidatos mantêm-se nas suas respetivas organizações, recebendo contratos de consultoria e suporte básico. No entanto, poderá começar a receber treino básico no caso de serem identificadas oportunidades de voos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.