O envio do rover europeu Rosalind Franklin, que se afirma como a segunda parte da ExoMars, tem sofrido vários adiamentos devido a mudanças de planos, mas também ao impacto da pandemia de COVID-19 e ao conflito entre a Rússia e Ucrânia, que suspendeu momentaneamente o desenvolvimento da missão. 

Agora, a Agência Espacial Europeia (ESA) revela que vai trabalhar com a Airbus para desenvolver o lander que colocará o rover no Planeta Vermelho. Em comunicado, a agência explica que as equipas de engenheiros da Airbus no Reino Unido vão desenvolver vários sistemas do veículo espacial. 

De acordo com a ESA, a equipa será também responsável por desenvolver a estrutura de aterragem, o sistema de propulsão usado na fase final de travagem do veículo e os mecanismos necessários para estabilizar o veículo assim que chegar à superfície marciana

ESA | Lander da missão ExoMars
ESA | Lander da missão ExoMars Ilustração do lander que colocará o rover Rosalind Franklin na superfície de Marte. créditos: Airbus/ESA

A agência realça que o Rosalind Franklin tem uma missão importante pela frente. O rover vai usar as suas ferramentas para recolher amostras a uma profundidade de dois metros abaixo da superfície de Marte. 

“A missão servirá também para demonstrar tecnologias-chave que a Europa precisa para dominar as futuras missões de exploração planetária”, afirma a ESA, apontando para capacidades como aterragens seguras, assim como a recolha e análise autónoma de amostras. 

Chegar ao Planeta Vermelho é um processo desafiante que durará cerca de seis minutos, detalha a agência. Durante estes minutos críticos, a velocidade do lander é reduzida, recorrendo a paraquedas e aos motores de desaceleração, para assegurar uma aterragem controlada.

Ao chegar à superfície do Planeta Vermelho, o veículo estenderá as duas rampas, dando ao rover a possibilidade de escolher o caminho mais seguro para avançar.

Veja mais sobre a missão no vídeo

Se tudo correr como planeado, a missão vai partir para o Espaço em 2028, à “boleia” de um foguetão norte-americano, em linha com a parceria com a NASA anunciada em 2022. Espera-se que o lander e o rover Rosalind Franklin cheguem à superfície de Marte em 2030, para evitar a época de tempestades de poeira que afetam todo o planeta.