Se tudo correr como o previsto, a SpaceX pode fazer hoje mais um teste da Starship, com o lançamento do protótipo SN11, tendo como objetivo que não exploda durante a aterragem. Algo que aconteceu nos três anteriores testes, incluindo o SN10, que apenas explodiu passados alguns minutos depois de ter tocado no solo. E são exatamente essas explosões que estão a deixar preocupados as entidades do Comité dos Transportes e Infraestruturas da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, que está a investigar as atividades de testes da empresa de Elon Musk.

Segundo avança a Reuters, é referido que os reguladores que deram luz verde aos lançamentos dos protótipos estão a violar os requerimentos de segurança dos Estados Unidos e as licenças de teste. E foi o próprio regulador FAA a dizer em fevereiro, que o lançamento da Starship SN8 de dezembro prosseguiu sem a SpaceX demonstrar que o risco público de uma explosão de alta pressão com efeito de área distante estava dentro dos critérios das regras.

Em causa está o perigo dos efeitos das explosões derivados ao impacto no solo, com o potencial de criar uma onda de choque que possa danificar as janelas em áreas relativamente distantes da zona de impacto. Os investigadores da Casa dos Representantes, que supervisionam o subcomité da aviação, mencionam o desapontamento da FAA não ter conduzido uma análise independente do teste em questão, considerando a natureza de alto risco da indústria espacial, e segundo as informações que dispõem, não foram tomadas ações de reforço.

Veja na galeria as imagens da explosão do protótipo da Starship SN10:

Para já, nem a FAA e a SpaceX responderam às questões levantadas. Sabe-se que a FAA suspendeu os testes na altura para investigação, mas acabou por aprovar as medidas de correção de segurança propostas pela empresa de Elon Musk. Medidas que foram introduzidas durante os testes ocorridos em fevereiro.

O voo do SN11 deveria ter sido realizado nesta segunda-feira, mas houve um atraso do inspetor da FAA, que não chegou a tempo à base de lançamento, tendo sido adiado para hoje. A presença de um inspetor da FAA em todos os lançamentos de teste foi uma das imposições das novas regras, de forma a garantir que a SpaceX cumpra as medidas de segurança do público.