A Agência Espacial Europeia anunciou que os satélites Konnect e GSAT-30 estão já em órbita após o lançamento bem-sucedido do foguetão Ariane 5. A nave da francesa Arianespace partiu para o espaço na sua 107ª missão às 22h05 de Lisboa no Spaceport de Kourou, na Guiana Francesa.

De acordo com a ESA, o Konnect tem como missão garantir a cobertura de rede de banda larga em 40 países africanos e 15 europeus ao longo de cerca de 15 anos, juntando-se à constelação de 40 satélites Eutelsat. Construído pela Thales Alenia Space, o Konnect é o primeiro satélite da nova linha Spacebus Neo, desenvolvida numa parceria entre a ESA e a Agência Espacial Francesa, a CNES.

Já o GSAT-30, o qual conta com “apenas” 3.357 kg, entrou em órbita 11 minutos após o Konnect. O satélite foi desenvolvido pela a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO na sigla inglesa) e tem em vista garantir melhores serviços de telecomunicações ao país ao longo de mais de 15 anos, substituindo o INSAT-4A que está no espaço desde 2005.

O lançamento do Ariane 5 é apenas um dos muitos voos que a Arianespace planeia realizar em 2020. A empresa indica, em comunicado à imprensa, que o foguetão fará, pelo menos, mais 20 viagens espaciais ao longo deste ano, levando “à boleia” mais de 300 satélites em conjunto com a nave Vega C.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.