![Foguetões feitos e lançados por estudantes universitários animam Campo Militar de Santa Margarida](/assets/img/blank.png)
Portugal recebe por estes dias a segunda edição do European Rocketry Challenge. A competição de lançamento de foguetões, reservada a equipas de estudantes universitários europeus, reúne 19 equipas, de 13 países europeus, Portugal incluído. A representação local é assegurada por uma equipa do Instituto Superior Técnico, a RED, que faz parte do núcleo de aeronáutica daquela escola.
Pelo aeródromo de Ponte de Sôr e pelo Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, passam por estes dias cerca de 400 alunos. O Reino Unido é o país com maior representatividade na edição de 2021 do EuRoC, com quatro equipas de quatro universidades distintas. Polónia e Suíça trazem a Portugal três equipas, estando por isso também entre os países mais representados na prova. O EuRoc volta a estar integrado no Portugal Air Summit, que cumpre este ano a 5ª edição.
No evento estão ainda representadas outras três universidades portuguesas, com equipas que vão para já desenvolver e testar foguetões, à margem da competição, mas como possível preparação para integrar a prova nos próximos anos. Representam a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (que vai fazer um teste de voo do seu primeiro foguetão), a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Coimbra.
No vídeo abaixo pode ver os melhores momentos do segundo dia de prova, que contou com os lançamentos das equipas de estudantes da EPFL, da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça) e da Space Team Aachen, da universidade alemã com o mesmo nome.
O EuRoc prolonga-se até 17 de outubro. A iniciativa é promovida pela Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space, que com ela quer estimular os alunos de engenharia a projetar, construir e lançar os seus próprios foguetões e fomentar o interesse pelas áreas STEAM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
"Um dos grandes objetivos do EuRoC é estimular os estudantes universitários portugueses a darem os primeiros passos para desenvolverem competências num segmento extraordinariamente desafiante e inovador como a área dos lançadores", explica Ricardo Conde, presidente da Portugal Space. "A equipa do IST já estava a trabalhar neste desafio, mas acreditamos que demos um impulso fundamental, como esperamos vir a dar a outras equipas", acrescenta o mesmo responsável.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários