Em 22.523 candidaturas válidas, 1.361 candidatos continuam na corrida a astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA). Destes, 13 são portugueses.

Os dados finais que discriminam os números de candidaturas por país ao concurso, que pretende escolher os primeiros astronautas europeus a pisar a Lua, foram divulgados esta quinta-feira e revelam também que o grupo de candidatos por Portugal se divide entre 10 homens e três mulheres.

A agência espacial explica que a primeira etapa da segunda fase de seleção consiste na realização de testes de desempenho psicológico. Quem for bem-sucedido irá realizar até ao final de maio um conjunto de entrevistas psicológicas e testes de grupo, seguindo-se a etapa dos exames médicos.

Os candidatos aprovados no final de todas estas etapas serão convidados para entrevistas de recrutamento, prevendo-se que a nova turma de astronautas da ESA seja anunciada no próximo outono.

No total, a ESA recebeu 22.523 candidaturas válidas de cidadãos europeus, sendo que apenas 1.361 passaram para a segunda fase de seleção.

tek infografia ESA
Candidatos a astronautas da ESA por país créditos: ESA

A campanha de recrutamento da Agência Espacial Europeia decorreu entre março e maio de 2021, havendo 26 novas vagas em aberto. A ESA deverá contratar seis pessoas para integrar a sua equipa permanente de astronautas e os restantes farão parte da equipa de reserva, para participação em voos ou projetos pontuais.

Atualmente, o contingente europeu de astronautas é composto por seis homens e uma mulher, da Dinamarca, Alemanha, França, Itália e Reino Unido. Neste momento, o alemão Matthias Maurer é quem “está ao serviço” pela ESA na Crew 3, a mais recente equipa a chegar à ISS, e tem partilhado alguns momentos do seu quotidiano espacial, como é o caso dos treinos físicos que ajudam a manter a boa forma em microgravidade.