O Governo apresentou uma nova plataforma que quer dar resposta à situação epidemiológica provocada pelo novo Coronavírus e pela COVID-19. O portal chama-se Science 4 COVID-19 e reúne ideias, publicações e ações de investigação sobre a doença que tem afetado praticamente todo o mundo.

O site foi lançado a 3 de abril pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Tendo também como objetivo alavancar novas atividades económicas de base tecnológica em Portugal, a plataforma divulga ideias, publicações e ações em curso neste âmbito. Para além disso, é ainda possível identificar a capacidade instalada disponível e grupos de investigação, com a plataforma a disponibilizar meios de trabalho colaborativo online, bem como mecanismos de comunicação direta entre os utilizadores. O propósito é promover a interação e a colaboração entre todos.

Na prática, o Science 4 COVID-19 compila recursos disponíveis para utilização em projetos e atividades de investigação e desenvolvimento que visem combater a COVID-19, em linha com o plano da Direção-Geral da Saúde e com as estratégias de outras autoridades europeias e internacionais de saúde.

Science 4 COVID-19

O portal reúne ainda várias iniciativas da comunidade científica portuguesa, algumas delas solidárias. A identificação e disponibilização aos profissionais de saúde de material de proteção individual e a criação de materiais informativos e educativos sobre o Coronavírus para divulgar nos países lusófonos são alguns dos exemplos propostos.

Em comunicado, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sublinha a "importância de mobilizar investigadores e as suas instituições com a capacidade necessária para concretizar efetivamente os esforços em curso". Para além disso, destaca também o papel de outros institutos científicos e tecnológicos nacionais, empresas e técnicos de saúde, que podem garantir a implementação efetiva das várias ações.

De que forma são validados os conteúdos?

Em comunicado, o Governo explica que as ideias, ações e publicações submetidas são previamente validadas por uma Comissão de Validação Técnica e Científica. O organismo recorre, sempre que necessário, a entidades que podem ajudar na análise e no enquadramento das iniciativas submetidas nas diversas áreas específicas de aplicação.

Robots ajudam o mundo na luta contra a pandemia de COVID-19
Robots ajudam o mundo na luta contra a pandemia de COVID-19
Ver artigo

A iniciativa surge depois de vários programas e concursos lançados quererem apoiar projetos que ajudem na luta contra a COVID-19. Em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou o RESEARCH 4 COVID-19 e o AI 4 COVID-19. Já a Agência Espacial Europeia está à procura de soluções que recorram a tecnologias espaciais até 20 de abril.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.