Quando o Ingenuity começou a explorar os céus em Marte, em abril de 2021, esperava-se que tivesse uma “carreira” curta, com apenas cinco voos de demonstração da tecnologia. No entanto, o pequeno helicóptero tem vindo a superar as expectativas dos responsáveis pela missão e voltou a alcançar um novo marco.
De acordo com os especialistas do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, o Ingenuity foi capaz de realizar dois voos bem sucedidos em dias consecutivos. No primeiro, durante o dia 2 de novembro, o helicóptero percorreu uma distância de cerca de 7 metros.
De acordo com a informação avançada pela NASA, o segundo voo, realizado no dia 3 de novembro, foi ainda mais curto, afirmando-se mais como uma manobra de reposicionamento do helicóptero antes da conjunção solar que se avizinha.
Este fenómeno coloca a Terra e Marte em lados opostos do Sol, algo que pode causar interferências nos sinais de rádio. É por esse motivo que, durante duas semanas, as comunicações entre a equipa da JPL e o Ingenuity e com o rover Perseverance serão colocadas em pausa.
Recorde-se que, só no último mês, o Ingenuity conseguiu alcançar dois novos marcos. Em outubro, o helicóptero foi capaz de bater um novo recorde de altitude de 24 metros. Pouco tempo depois, durante o seu 62º voo, conseguiu atingir uma velocidade recorde de 10 metros por segundo.
Clique nas imagens para ver mais sobre o Ingenuity
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários