As estradas capazes de carregar veículos não são propriamente uma ideia nova, mas, à data, a tecnologia necessária para materializar o conceito ainda é cara e pouco eficiente. No entanto, o Indiana Department of Transport (INDOT) anunciou estar a testar um novo tipo de alcatrão, com partículas magnetizadas incorporadas, capazes de carregar veículos em andamento. E construir uma estrada com este material, custaria quase o mesmo que uma estrada comum, escreve a Autoblog.

A ideia ainda não saiu do papel, mas a INDOT vai agora avançar para a materialização. A agência celebrou uma parceria com a Purdue University e com a Magment (empresa especializada em infraestruturas de carregamento sem fios)  e vai agora enveredar num processo de duas fases: primeiro, conseguir fazer com que o alcatrão funcione em ambiente controlado, no laboratório; e depois, levá-lo para a rua e testá-lo num troço de estrada.

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Numa brochura, a Magment afirma que este produto é capaz de atingir uma eficiência de 95% na transmissão de energia sem fios e sublinha que não só é possível utilizá-lo na construção de estradas a custos padrão, como este é à prova de vandalismo. A empresa adianta ainda que as partículas podem ser desenvolvidas localmente para suprimir os custos de importação.

Depois da luz verde nas duas fases, o grupo quer utilizar esta matéria para carregar camiões elétricos com uma potência mínima de 200 kilowatts. O plano é construir um troço de estrada com 400 metros. Se o teste for bem sucedido, a INDOT vai usar esta tecnologia para eletrificar um segmento de rodovia pública no estado do Indiana.

Carregar camiões, diretamente da estrada, sem qualquer tipo de poluição associada, a um preço acessível, seria um marco ambiental e tecnológico, mas ainda há muito trabalho pela frente.