Chegou ao fim mais uma edição do EuRoC, a competição direcionada a estudantes universitários sobre a construção e lançamento de foguetões. A competição contou com a participação de 18 equipas, reunindo mais de 500 estudantes de 11 países. E o primeiro prémio foi entregue à equipa italiana Skyward Experimental Rocketry, acumulando ainda mais dois prémios: o galardão promovido pela Anacom, para a melhor ocupação espectra; e o Prémio do melhor relatório Técnico.
A competição de lançamento de foguetes foi criada pela Agência Espacial Portuguesa e destinou-se a estudantes universitários europeus, que chegou hoje ao fim, numa cerimónia realizada em Ponte de Sor.
Veja na galeria as imagens dos vencedores:
Houve ainda premiados em outras categorias, como o caso da equipa portuguesa RED | Rocket Experiment Division, pelo melhor motor sólido a altitude de 3 km. De lembrar que a equipa do Instituto Superior Técnico lançou e recuperou com sucesso o seu foguetão, que foi batizado de “Baltasar”, a uma altitude de 3.000 metros. A RED, composta atualmente por 70 estudantes, ficou em segundo lugar na classificação final, sendo considerada a melhor de sempre de uma equipa portuguesa.
A equipa austríaca ASTG – Aeroespace Team Graz conquistou o Prémio New Space e o Prémio de Equipa e a equipa britânica Endeavour venceu o Prémio Playload, patrocinado pela Agência Espacial Europeia. Por fim, o Prémio motor líquido 3.000 metros coube à TU Wien Space Team (Áustria); e o Prémio motor sólido 9.000 metros foi conquistado pela suíça EPFL Rocket Team.
Eduardo Ferreira, Vice-Presidente da Agência Espacial Portuguesa, destacou “a clara importância desta iniciativa para promover as tecnologias aeroespaciais na Europa”. É importante dar espaço às vossas ambições enquanto futuros profissionais do setor, bem como à nossa missão enquanto Agência Espacial”, salientou que a partir de amanhã começa-se a preparação para a edição de 2023.
“Nos últimos meses, todas as equipas enfrentaram diversos desafios para estarem aqui hoje e concretizarem, com sucesso, o grande objetivo deste concurso: lançar foguetes nos céus portugueses”, referiu Marta Gonçalves, Gestora de Projetos Educativos da Agência Espacial Portuguesa, acrescentando que a competição amadureceu nesta última edição e o número de equipas inscritas cresceu, prometendo ainda mais competição para a quarta edição.
Nota de redação: notícia atualizada com informação da classificação geral da portuguesa RED e o número de estudantes que fazem parte da equipa. Última atualização 20 outubro, 16h54.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários