Passaram seis meses desde o lançamento do James Webb e sabe-se agora que as primeiras imagens captadas pelo telescópio espacial serão reveladas no dia 12 de julho. A data foi oficialmente anunciada pela Agência Espacial Europeia (ESA).

"A publicação das primeiras imagens do James Webb vão proporcionar-nos um momento único em que vamos poder parar e maravilhar-nos com algo que nunca vimos", disse, em comunicado, Eric Smith, director do projeto. "Estas imagens serão o culminar de décadas de dedicação, talento e sonhos, mas também o princípio de algo maior", rematou.

Telescópio espacial James Webb também vai ser usado por cientistas portugueses. Saiba como
Telescópio espacial James Webb também vai ser usado por cientistas portugueses. Saiba como
Ver artigo

Antes de poder operar como previsto, o telescópio teve de passar por um período de preparação que incluiu o arrefecimento de componentes, a calibração de sensores e o alinhamento dos espelhos. Antes disso, ESA, NASA, a Agência Espacial Canadiana e o Instituto Científico do Telescópio Espacial passaram cinco anos a debater o que é que o aparelho deveria captar assim que estivesse operacional.

A NASA já partilhou algumas imagens que o James Webb captou durante o processo de calibração, mas importa sublinhar que se tratavam de testes, pelo que ainda não foi possível aferir todo o potencial do aparelho. Joseph De Pasquale, cientista no Instituto Científico do Telescópio Espacial reforça essa ideia. "Claro que há coisas que estamos à espera de ver, mas com um telescópio novo e com esta tecnologia de infravermelhos de alta definição, não saberemos até ver", disse.

Veja as imagens

O telescópio prepara-se também para iniciar uma série de observações científicas. Os dados recolhidos serão depois analisados e integrados em estudos mais extensos cujas conclusões acabarão por ser divulgadas em artigos científicos.

As infografias partilhadas pela NASA e a ESA mostram como funciona o supertelescópio