A sonda tinha entrado com sucesso na órbita lunar em dezembro, e na sexta feira, 19 de janeiro, o módulo lunar SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) conseguiu chegar à superfície da Lua. No entanto, o processo não foi propriamente fácil e depois de aguardar ansiosamente pelos primeiros sinais de comunicação, a JAXA dá conta de um problema que está a preocupar a equipa responsável pela missão.

"Conseguimos completar a transmissão dos dados técnicos e das imagens adquiridas durante a descida e na superfície lunar antes do corte de energia", declarou JAXA na rede social X (antigo Twitter), acrescentando ter recebido um "grande volume de dados".

Existe "a possibilidade" de o módulo japonês, que registou um problema com os painéis solares, poder ser relançado, indicou a mesma fonte.

"De acordo com os dados de telemetria, as células solares do Slim estão viradas para oeste. Se a luz do Sol atingir a Lua a partir do oeste no futuro, acreditamos ser possível produzir energia, e estamos atualmente a preparar a restauração", acrescentou a agência espacial japonesa.

A sonda já tinha partilhado as primeiras imagens quando chegou à órbita da Lua

O módulo SLIM foi lançado a 7 de setembro, seguindo à “boleia” para o Espaço com o satélite de investigação galáctica XRISM, que faz parte de uma missão separada coordenada entre a JAXA, a NASA e a Agência Espacial Europeia.

O Japão tornou-se no quinto país a ter conseguido pousar uma nave na Lua, com a JAXA a anunciar ter concluído a alunagem às 00:20 de sábado (15:20 de sexta-feira em Lisboa).

Módulo japonês SLIM chegou à Lua e já consegue comunicar, mas há um problema que preocupa a equipa da missão
Módulo japonês SLIM chegou à Lua e já consegue comunicar, mas há um problema que preocupa a equipa da missão
Ver artigo

Apenas os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e, mais recentemente, a Índia conseguiram pousar na Lua.

Mais de 50 anos depois de os humanos terem pisado a Lua pela primeira vez - os Estados Unidos, em 1969 -, esta voltou a ser o centro de uma corrida mundial.

Mais protagonistas e mistérios espaciais desvendados em ano de preparar o regresso à Lua
Mais protagonistas e mistérios espaciais desvendados em ano de preparar o regresso à Lua
Ver artigo

Além dos EUA e da China, também a Rússia sonha em reviver a glória espacial da ex-URSS, nomeadamente juntando forças com a China e a Índia, que conseguiu realizar a primeira alunagem no verão passado.

As duas primeiras tentativas do Japão de pousar na Lua fracassaram. Em 2022, uma sonda JAXA, Omotenashi, a bordo da missão norte-americana Artemis 1, sofreu uma falha fatal da bateria pouco depois de ser lançada no espaço.

Em abril, um módulo da jovem empresa privada japonesa ispace despenhou-se na superfície da Lua, depois de ter falhado a fase de descida.

Vejas as imagens