A Neuralink, empresa de Elon Musk dedicada à investigação de chips neurais implantados no cérebro, mostrou um vídeo onde se vê um macaco de nove anos, de nome Pager, a jogar o popular videojogo Pong. Não uma versão normal, mas sim o MindPong, controlado telepaticamente através da mente. A tecnologia continua a despertar a curiosidade, e o próprio Elon Musk já tinha revelado esta experiência anteriormente.

A revelação foi feita através de uma conversa recente através da popular aplicação Clubhouse, com a promessa de partilhar o vídeo que foi hoje divulgado. A Neuralink está também a tentar colocar vários macacos a jogar Pong através da mente, entre si.

O grande objetivo da empresa é desenvolver um implante wireless, com uma interface ligada ao cérebro, que permita pessoas com paralisia utilizar a sua atividade neural para operar computadores ou smartphones. A empresa refere mesmo que uma pessoa com paralisia, através do seu sistema, consegue controlar um smartphone mais rapidamente do que um utilizador através das mãos.

Elon Musk confirmou no Twitter, em resposta a um utilizador, que uma pessoa sem doenças de paralisia também poderia utilizar o chip da Neuralink. O magnata defende que as pessoas já são de certa forma “ciborgues”, uma vez que equipamentos como smartphones e computadores, ou as aplicações para os mesmos, funcionam como uma “camada digital” entre humanos e tecnologia.

No seu website, a empresa refere que o Pager mexia o cursor no computador com a atividade neural, através um implante com 1.024 elétrodos com capacidade de gravar e transmitir dados. A empresa implantou o Link no cortex motor do cérebro, responsável por executar movimentos nas áreas da mão e braço. Os Links foram colocados no cortex motor esquerdo, que controla os movimentos da parte direita do corpo e outro no cortex motor direito, para controlar o outro lado do corpo.

Recorde-se que, em outubro de 2019, a Neuralink conseguiu pôr um macaco a controlar um computador com o seu cérebro. Ainda no mesmo ano, a Neuralink avançou que estava a testar cerca de 1.500 elétrodos em ratos.

Em agosto do ano passado, a Neuralink fez uma demonstração ao vivo do funcionamento da sua tecnologia, descrita por Elon Musk como “um Fitbit no cérebro com alguns fios”, com um conjunto de três porcos. Uma das cobaias, chamada "Dorothy”, foi apresentada como um caso de sucesso, demonstrando que um ser vivo consegue sobreviver sem problemas cerebrais depois da implantação e remoção do implante.