Nas últimas semanas a Europa tem estado praticamente toda pintada a vermelho escuro nos mapas da ECDC, um código de cor que representa a existência de mais de 500 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes. Os dados do Centro de Controle de doenças europeu (ECDC na sigla em inglês) foram atualizados esta quinta feira, mostrando que nos últimos 14 dias Portugal e a maioria da Europa ocidental continuam pintados a vermelho escuro pela progressão de infeções de COVID-19 apesar da redução das medidas de contenção que está em curso um pouco por toda a União Europeia.

A Europa de leste apresenta países com o nível laranja (vermelho normal), situação também registada em diversas regiões de Espanha. Em Portugal, apenas a região de Trás-os-Montes e Minho, a norte do país, foi reduzido para laranja (ou vermelho normal), sendo a única evolução da epidemia desde a última semana. O laranja é o segundo nível mais elevado, que corresponde entre a 100 a 300 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes.

Na semana passada, a ECDC tinha anotado uma tendência para uma baixa sustentada no número de casos observados em semanas anteriores. Mas nos últimos 14 dias houve um aumento de 4,5% e uma proporção de mais 9,1% de aumento na população com idade superior a 65 anos. Apesar da redução dos testes em alguns países, houve um aumento geral de casos em 14 países, 13 dos quais um aumento na população acima dos 65 anos, registando mesmo um recorde para este grupo etário em seis países.

Veja na galeria os mapas da evolução epidemiológica da COVID-19 na Europa

No último boletim epidemiológico, que foi partilhado no dia 18 de março, o número de casos desceu 811 face à semana anterior. No total, foram registados 78.464 casos de infeção durante o período, 123 mortes (menos 39 que a semana anterior), assim como 1.140 internamentos, uma redução de 85 face ao período anterior. Nos cuidados intensivos estavam 66 doentes, menos 12 que anteriormente. A incidência a sete dias era de 762 casos por 100 mil habitantes, numa redução de 1% face à semana anterior.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser o mais afetado pelas infeções, registando um aumento de 1.228 casos, num total de 31.950, assim como 36 óbitos, menos 18 que o período anterior. Segue-se o Norte com um total de 13.103 casos de infeção, mais 194 casos, mas também registou menos 13 mortes, num total de 25 óbitos. No Centro foram registadas 15.894 infeções, numa redução de 902 casos e 38 óbitos, menos sete que no período anterior.

Com a redução dos casos de COVID-19, a Comissão Europeia pretende reduzir as restrições associadas às viagens dos cidadãos entre os Países-membros. A Comissão fez um balanço do certificado digital COVID-19, considerando que este foi uma ferramenta muito útil desde que foi adotada em julho de 2021. Ao todo, foram gerados mais de 1,7 mil milhões de certificados digitais, que permitiram a circulação dos cidadãos durante o período das restrições da pandemia.

Com o desenvolvimento da situação pandémica, a Comissão diz estar a trabalhar para um regresso sem restrições à circulação livre. “Pedimos aos Estados-membros que levantem as últimas restrições de viagens, particularmente onde já foram levantadas ao nível doméstico”.