Foram, nada mais nada menos, do que 355 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) que resultaram num novo recorde de tempo seguido no Espaço para um astronauta da NASA. O protagonista é Mark Vande Hei, regressado recentemente, que assim ultrapassou o colega Scott Kelly, anterior detentor da marca, com 340 dias contínuos, em 2016.

Alcançar tal feito nem sequer estava previsto quando Mark Vande Hei “arrancou” naquela que inicialmente seria uma visita de seis meses à ISS, a 9 de abril 2021, mas tudo mudou no mês de setembro seguinte, quando foi pedido ao astronauta norte-americano e aos seus companheiros que cedessem os seus lugares, na Soyuz que os traria a casa, à equipa de filmagem russa que estava na estação espacial.

Durante o tempo em que esteve a bordo da ISS, até ao dia do regresso a 30 de março, Mark Vande Hei passou muitas horas envolvido em atividades científicas, conduzindo desde pesquisas relacionadas com plantas até estudos de ciências físicas.

Veja as imagens que fazem da ISS uma "casa" muito espacial para os astronautas

O astronauta da NASA completou aproximadamente 5.680 órbitas da Terra e uma jornada de mais de 150 milhões de milhas (cerca de 241 milhões de quilómetros), o que equivale aproximadamente a 312 viagens de ida e volta à Lua. Também testemunhou a chegada de 15 espaçonaves visitantes e novos módulos - e a partida de 14 espaçonaves.

No fim de tudo, o facto da missão de Mark Vande Hei acabar mais alargada do que o previsto traduz-se em mais uma oportunidade para observar os efeitos de voos espaciais de longa duração em humanos, numa altura em que a agência espacial dos EUA planeia regressar à Lua e se prepara para a exploração de Marte.

Porque é que astronautas desenvolvem problemas de saúde? Os cientistas podem ter encontrado resposta
Porque é que astronautas desenvolvem problemas de saúde? Os cientistas podem ter encontrado resposta
Ver artigo

Já se sabe que estar no espaço por um período de tempo prolongado pode levar a que se desenvolvam problemas cardiovasculares e perturbações de sono, que estarão relacionados com as mitocôndrias.

O anterior recordista norte-americano, Scott Kelly, foi um dos astronautas que passou mais tempo na ISS e a evolução do seu estado de saúde foi acompanhada de perto e comparada com a do seu irmão gémeo, que ficou em terra. As avaliações feitas mostraram alterações ao sistema imunológico depois dos longos meses de estadia espacial e os cientistas acreditam que isso se pode dever a problemas na atividade mitocondrial, que mudou enquanto estava no espaço.

Scott Kelly também terá regressado mais alto e igualmente mais novo. Durante os 340 dias que passou a bordo da Estação Espacial Europeia o astronauta norte-americano terá crescido duas polegadas, o equivalente a 5,08 centímetros. Isto porque na ausência de gravidade a coluna vertebral tem tendência para alongar-se.

Além disso, Scott Kelly ficou conhecido por reunir um largo álbum de imagens, que publicou nas suas redes sociais. Veja algumas das últimas fotos registadas e muitas das entretanto publicadas ao longo do tempo passado pelo astronauta a bordo da ISS.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.