Espera-se hoje o regresso à Terra de dois cosmonautas russos da Roscosmos e um astronauta americano da NASA a bordo da cápsula Soyuz MS-19. Os elementos faziam parte da Expedição 66 na Estação Espacial Internacional (ISS), onde permanece parte da mesma equipa que será incluída na próxima Expedição 67.

Regressam assim à Terra o astronauta da NASA Mark Vande Hei e os cosmonautas da Roscosmos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov. A partida da ISS correu como planeado, a partir do módulo Rassvet e espera-se uma aterragem assistida por paraquedas no Cazaquistão, a sudoeste da vila remota de Dzhezkazgan. A aterragem está prevista para as 12h28 (hora de Lisboa).

Depois da aterragem, a NASA refere que a tripulação vai ser dividida, com o regresso de Mark Vande Hei a Houston e os cosmonautas regressam à sua base de treinos em Star City, na Rússia.

A Estação Espacial Internacional tem sido a casa dos humanos em órbita há mais de 20 anos e conta com a colaboração de vários países para o seu desenvolvimento e manutenção. Quinze países participam na Estação Espacial Internacional. Para além da Rússia e dos Estados Unidos, também o Canadá, Japão e onzes Estados membros da União Europeia contribuem para a construção e financiamento da estação.

O "laboratório espacial" é composto por dezasseis módulos, sendo que a maioria pertence aos Estados Unidos, com oito módulos (BEAM, Leonardo, Harmony, Quest, Tranquility, Unity, Cupola e Destiny). A Rússia possui sei módulos (Zarya, Pirs, Zvezda, Poisk, Rassvet, and Nauka), o Japão dois (JEM-ELM-PS e JEM-PM) e a Europa tem um, o Columbus.

A bordo da ISS vive e trabalha habitualmente uma equipa internacional de seis pessoas. Até à data, isso perfaz a passagem de cerca de 250 astronautas e cosmonautas de mais de 10 nacionalidades.

Veja as imagens que fazem da Estação Espacial uma "casa" muito espacial para os astronautas.

A Expedição 66 que agora regressa a Terra era ainda composta pelos astronautas da NASA Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron, assim como o astronauta da ESA Matthias Maurer que permanecem na ISS, recebendo em breve os novos residentes da Expedição 67. Recentemente, o astronauta alemão da ESA partilhou um vídeo de comemoração de 100 dias a bordo da estação espacial, prevendo uma estadia de seis meses.

A completar a sua missão, Mark Vande Hei bateu o recorde da maior permanência no espaço de um astronauta americano. O astronauta da NASA partiu para a ISS no dia 9 de abril de 2021, registando 355 dias em órbita. Anteriormente, o recorde pertencia a Scott Kelly, que tinha ficado 340 dias contínuos no espaço. Considerando que este foi o segundo voo de Mark Vande Hei, no total, passou 523 dias no espaço.

De recordar que devido à guerra na Ucrânia, o futuro da ISS ainda é incerto e as sanções aplicadas à Rússia podem levar ao fim da colaboração na estação espacial. O governo de Putin ameaçou que a estação espacial poderia sofrer consequências, uma vez que o segmento russo garante que a órbita seja corrigida e evite detritos espaciais. Falou-se mesmo na possibilidade de queda da ISS caso a Rússia deixasse de intervir na mesma.

Nota de redação: Os astronautas já se encontram em Terra, com a cápsula Soyuz MS-19 a aterrar no Cazaquistão como previsto. Última atualização: 12h53.