A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN) da NASA obteve imagens impressionantes de Marte em dois registos ultravioleta tirados em pontos diferentes ao longo da órbita do planeta vermelho em redor do Sol.

As imagens foram captadas pelo instrumento IUVS - Imaging Ultraviolet Spectrograph da sonda MAVEN em 2022 e 2023, quando o Planeta Vermelho estava próximo das extremidades opostas da sua órbita elíptica.

O IUVS mede comprimentos de onda entre 110 e 340 nanómetros, fora do espectro visível, explica a NASA. Para tornar esses comprimentos de onda percetíveis ao olho humano e mais fáceis de interpretar, as imagens são renderizadas em cores falsas, com os vários níveis de brilho de três faixas de comprimento de onda ultravioleta representadas como vermelho, verde e azul.

Neste esquema de cores, o ozono atmosférico aparece roxo, enquanto nuvens e neblinas aparecem brancas ou azuis. A superfície pode surgir em bege ou verde, dependendo de como as imagens foram otimizadas para aumentar o contraste e mostrar detalhes.

Clique nas imagens para mais informação

A MAVEN foi lançada em novembro de 2013 e entrou na órbita de Marte em setembro de 2014. O objetivo da missão é explorar a atmosfera superior do planeta, a ionosfera e as interações com o Sol e o vento solar, assim como a perda atmosférica.

Compreender a perda atmosférica fornece aos cientistas informações sobre a história da atmosfera e clima de Marte, água líquida e habitabilidade planetária, subinha a NASA.