Depois do fracasso com o módulo Peregrine, a NASA tenta de novo “pisar” a lua, desta vez com o Nova-C, construído pela Intuitive Machines.

Com 4,3 metros de altura - aproximadamente o tamanho de uma girafa -, o módulo de pouso tem capacidade para transportar cerca de 130 kg de carga. Nesta missão para a NASA, leva  instrumentos para experiências científicas e testes tecnológicos na superfície lunar, tendo em vista o trabalho das tripulações das futuras missões Artemis.

Entre os projetos previstos, está o estudo do clima espacial e o teste de tecnologias de poiso de precisão para futuros sistemas de navegação autónomos.

Clique nas imagens para mais detalhes

Caso chegue ao destino, o Nova-C será o primeiro módulo privado a chegar à Lua. A primeira tentativa aconteceu no mês passado, com o lançamento do Peregrine One, que teve o impulso do novo foguetão Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, mas que em poucas horas começou a perder energia.

Recorde o lançamento do Peregrine na galeria de imagens

Embora os engenheiros da Astrobotic tenham tentado salvar a missão, o Peregrine não conseguiu navegar em direção ao satélite natural e, dez dias após o lançamento, incendiou-se ao entrar na atmosfera terrestre.

O desejo da NASA de alcançar a superfície lunar e ter a sua primeira nave a pousar na Lua desde 1972, quando foi concluído o programa Apollo, ficou assim adiado para esta nova missão IM-1.

O lançamento do Nova-C “Odysseus” aconteceu às 01h05 locais (06h05 de Lisboa), a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, à boleia de um foguetão Falcon 9 da SpaceX.

Se tudo correr bem, o módulo chegará à Lua a 23 de fevereiro, pousando numa cratera próxima do polo sul do satélite natural.