A NASA tinha marcado uma nova tentativa para o lançamento da missão lunar Artemis I para o dia 27 de setembro, depois de uma série de adiamentos devido a problemas técnicos no foguetão SLS (Space Launch System). No entanto, a agência espacial norte-americana vê-se obrigada a adiar novamente o lançamento, desta vez devido à tempestade tropical Ian. 

Há receios de que a tempestade possa evoluir para um furacão, afetando a Flórida e, em comunicado, a NASA avança que está a discutir a possibilidade de retirar o foguetão SLS da base de lançamento e de voltar a colocá-lo no Vehicle Assembly Building (VAB), hangar dedicado à preparação de veículos espaciais, no Centro Espacial Kennedy.

Numa atualização, a agência espacial detalha que as suas equipas continuam a monitorizar o estado do tempo, dando os últimos passos no processo de preparação para o regresso ao VAB. Os especialistas da NASA vão reunir-se hoje para anunciar uma decisão final. 

A NASA estava a considerar o dia 2 de outubro como possível data alternativa de lançamento da missão. Porém, caso o foguetão lunar regresse mesmo ao VAB, tal não será possível, uma vez que a viagem de 6,4 quilómetros da base de lançamento até ao edifício demora mais de 10 horas a completar.

Recorde-se que problemas técnicos, como fugas de combustível e falta de arrefecimento de um dos motores principaisimpediram a descolagem do SLS por duas vezes, a 29 de agosto e a 03 de setembro.

A Artemis I é uma missão não tripulada e pretende testar os sistemas tecnológicos do programa. Em vez de astronautas, a cápsula Orion vai transportar três manequins de teste. O kit oficial de voo tem ainda uma série de elementos, e dois passageiros especiais, escolhidos para acompanhar a missão, os peluches da Ovelha Choné, que é uma mascote da ESA, e do Snoopy de Charles M. Schulz, que vai servir de sinal de orientação para teste de microgravidade.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Vão ser ainda transportados dez pequenos satélites científicos, que serão lançados no Espaço para estudar os efeitos da radiação, um asteroide ou a superfície gelada da Lua.

Depois da missão Artemis I, a NASA espera em 2024 levar astronautas para a órbita da Lua, na missão Artemis II,  em 2024, e para a sua superfície, na Artemis III, no final de 2025, com a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pisarem o satélite natural da Terra.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.