A partida da Artemis I, a primeira missão não-tripulada do programa de regresso à Lua da NASA, está marcada para o próximo dia 29 de agosto. A agência espacial norte-americana já tinha revelado que cápsula Orion que seguirá à “boleia” do foguetão Space Launch System (SLS) vai levar o manequim Comandante Moonikin Campos, assim como um peluche do Snoopy e um outro da Ovelha Choné, mas há espaço para muitos mais itens.
A NASA explica que a cápsula Orion vai levar uma variedade de “souvenirs” no seu kit de voo oficial, incluindo recordações importantes de missões anteriores, como uma pequena rocha lunar recolhida durante a missão Apollo 11, que levou os primeiros astronautas à Lua, assim como um dos parafusos dos motores do foguetão Saturn V.
Clique nas imagens para mais detalhes
Incluídos no kit de voo oficial da Artemis I estão também símbolos que representam a colaboração da NASA com escolas, organizações e empresas focadas em incentivar miúdos e graúdos a ganharem o gosto pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), como insígnias espaciais criadas por escuteiras norte-americanas, quatro figurinhas LEGO, além de trabalhos elaborados por estudantes e cartas escritas por professores e alunos, que seguem para o Espaço em múltiplas pens USB.
Ainda a propósito da colaboração com organizações na área da educação, a cápsula Orion vai levar um conjunto de sementes, que serão depois distribuídas por escolas para ajudar os alunos a perceberem os efeitos do Espaço nas mesmas.
Além do peluche do Snoopy, que servirá como indicador de gravidade, para assinalar os mais de 50 anos da história entre a NASA e a icónica personagem, partirá também a ponta de uma caneta usada pelo criador Charles Schulz, embrulhada numa folha de banda desenhada temática.
Mas não é tudo: a cápsula Orion vai transportar vários itens que aludem à colaboração da NASA com outras agências espaciais e entidades um pouco por todo o mundo, incluindo bandeiras, patches e pins.
Em destaque está, por exemplo, uma réplica impressa em 3D de uma estátua da deusa Artemis, que será exposta no Museu da Acrópole, na Grécia, quando regressar e até uma pequena rocha da costa do Mar Negro enviada pela agência espacial israelita.
A lista de itens do kit de voo oficial, que inclui ainda nomes submetidos por utilizadores de todo o mundo, é bem extensa e os mais curiosos podem dar uma vista de olhos à composição no website da NASA.
Recorde-se que a missão Artemis I pretende testar os sistemas tecnológicos do projeto. Já a missão Artemis II, onde serão testadas as funcionalidades técnicas relacionadas com a parte humana da missão, está prevista para 2024. O regresso de astronautas à Lua, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pisar o satélite natural da Terra, só deverá acontecer em 2025, com a missão Artemis III.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários