Depois de diversos contratempos para o lançamento do Artemis 1, entre pequenas avarias ou más condições meteorológicas, a NASA já tinha adiado para novembro a próxima tentativa. A agência espacial norte-americana refere agora que a próxima data fixa para o envio da cápsula Orion ao espaço, em direção à Lua, e à boleia do foguetão SLS, está marcada para o dia 14 de novembro.

A NASA planeia uma janela de lançamento de 69 minutos, a começar a partir das 5h07 (hora de Lisboa). Segundo refere, as inspeções e análise feita ao sistema na última semana confirmaram que a cápsula e o foguetão não necessitam de muito trabalho de preparação para o seu lançamento, depois de ter sido guardado na base devido ao furacão Ian.

Veja na galeria fotografias da primeira tentativa de lançamento do Artemis: 

Estão a ser feitas pequenas reparações e manutenção à espuma e a cortiça de proteção do sistema térmico, assim como o recarregamento ou substituição das baterias do foguetão, reparações nos sistemas de carga e outros sistemas. Dessa forma, os veículos devem regressar à rampa de lançamento na sexta-feira do dia 4 de novembro.

Devido às diversas tentativas falhadas, a NASA já tem um plano de emergência para novas tentativas, caso algo corra mal no dia 14: o dia 16 às 6h04 e no dia 19 às 6h45 (hora de Lisboa). Ambas as tentativas terão também duas horas de janela de oportunidade.

Se tudo correr como planeado e o foguetão levantar voo no dia 14 de novembro, a missão vai durar cerca de 25 dias e meio, esperando-se o regresso no dia 9 de dezembro, terminando com um mergulho no Oceano Pacífico.

Recorde-se que, anteriormente, problemas técnicos, como fugas de combustível e falta de arrefecimento de um dos motores principaisimpediram a descolagem do SLS por duas vezes, a 29 de agosto e a 03 de setembro.

A Artemis I é uma missão não tripulada e pretende testar os sistemas tecnológicos do programa. Em vez de astronautas, a cápsula Orion vai transportar três manequins de teste.