
A Amazon anunciou uma nova data para o lançamento do primeiro conjunto de satélites da constelação Kuiper. O lançamento dos 27 satélites que iniciam a constelação que vai concorrer com a da SpaceX já esteve marcado para 9 de abril, mas a data acabou por ser adiada devido às condições do tempo. Nuvens e ventos persistentes obrigaram a adiar o lançamento, aguardado com expectativa pela empresa que prepara o momento há vários anos.
Com o projeto Kuiper, a Amazon quer criar um serviço de internet em banda larga global e ubíquo, que por estar baseado numa rede de satélite terá a capacidade de chegar a qualquer ponto do globo, incluindo zonas mais remotas.
A nova data definida para o lançamento é 28 de abril entre as 00h e a 01h, hora de Lisboa. Vai acontecer no Cabo Canaveral e terá transmissão em direto. Os satélites vão viajar até à órbita baixa da Terra num foguetão da United Launch Alliance, o Atlas V, e a missão foi batizada de KA-01 ou Kuiper Atlas 1.
Recorde-se que o projeto Kuiper foi anunciado pela Amazon em 2019 e tem um investimento prometido de 10 mil milhões de dólares. Para já, a empresa criada pelo multimilionário Jeff Bezos tem previsto o lançamento de 3.200 satélites, que vão chegar ao espaço em mais de 80 lançamentos.
O lançamento dos primeiros 27 satélites do projeto Kuiper é um marco importante para a Amazon, mas também um derradeiro teste para a equipa que tem trabalhado nele.
Veja o vídeo
“Fizemos testes exaustivos no terreno para nos prepararmos para esta primeira missão, mas há coisas que só se aprendem em voo, e esta será a primeira vez que voamos com o nosso projeto final de satélite e a primeira vez que lançamos tantos satélites de uma só vez”, sublinhou Rajeev Badyal, vice-presidente da Amazon, responsável pela área, no comunicado divulgado antes da primeira data prevista para o lançamento.
Em 2023, o projeto Kuiper lançou dois satélites de teste, ainda em versão de protótipo, mas a preparação da chegada do Kuiper ao terreno começou um ano antes, com os acordos assinados em 2022 entre a empresa e três companhias espaciais: a ULA, a Arianespace e a Blue Origin, para assegurar 83 lançamentos nos próximos anos.
A corrida ao espaço está animada. Há várias empresas a competir neste campo e a oferecer serviços de transporte de carga para a órbita baixa da Terra, algumas destas empresas também apostam em serviços de internet via satélite.
A SpaceX, fundada por Elon Musk, foi pioneira e é hoje o concorrente mais relevante de qualquer empresa nesta área, com a sua constelação de mais de 8.000 satélites que fornecem serviços a 5 milhões de clientes, em 125 países.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
App DailyWise oferece resumos de livros para facilitar escolhas no que toca a ler -
Site do dia
WikiTok oferece scroll infinito e viciante na base de conhecimento da Wikipedia -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários