Na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, será inaugurado o novo Centro de Competência em Computação Avançada instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este upgrade de acesso à rede enquadra-se no projeto RCTS 100, numa iniciativa INCoDE.2030.
A Unidade de Computação Científica (FCCN), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e responsável pela rede académica portuguesa, reforçou a rede, aumentando dessa forma a cobertura da fibra ótica dedicada ao ensino e investigação para a comunidade de ensino. O investimento rondou os 17,2 milhões de euros, alargando a infraestrutura de fibra, assim como uma atualização tecnológica de toda a rede, com o objetivo de capacitar gradualmente a rede em múltiplas ligações a 100 Gbps, com previsão dos trabalhos previsto para setembro de 2021.
“Este financiamento vem igualmente garantir o reforço e atualização nas redes locais das entidades de ensino superior, de forma a garantir não apenas a eficiente utilização da nova infraestrutura disponibilizada pela RCTS, mas funcionando também como um acelerador dos planos tecnológicos existentes”, é explicado no comunicado.
Este upgrade reforçou o acesso à rede académica de 2 Gbps para 10 Gbps, representando um aumento de 400% da velocidade de acesso à rede RCTS. A atualização capacita internamente três componentes:
1 – Upgrade de rede de distribuição e acesso por fio, que visa a aquisição de novos equipamentos de comutação e reforço das ligações entre distribuição e acesso.
2 – Upgrade à rede sem fios com a aquisição de access points, que garanta o reforço e alargamento da cobertura da universidade. O investimento visou ainda a criação de uma infraestrutura de ligação a 450 Mbps entre o campus e o UTAD, Centro de excelência da Vinha e do Vinho, a as residências estudantis.
3 – O projeto visou também a atualização dos equipamentos fronteira e centrais de rede, reforçando a redundância de comutação, encaminhamento e segurança, e forma a garantir acesso à RCTS a 100 Gbps, assim como a distribuição pelos vários utilizadores no campus e centro de dados.
Para além da inauguração do projeto RCTS 100, vai ser assinado o protocolo de cooperação entre a FCT e a UTAD para a instalação de um Centro de Competência em Computação Avançada, uma iniciativa INCode.2020. Com esta infraestrutura, a UTAD passa a integrar a Rede Nacional de Computação Avançada, o que vai permitir alargar ao interior este reforço da produção científica nacional no domínio das competências digitais avançadas, inteligência artificial e big data, em várias áreas do conhecimento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários