A Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia assina esta segunda-feira um protocolo de cooperação com a Universidade de Aveiro para a criação de um Centro de Competências em Computação Avançada, que vai reforçar a Rede Nacional de Computação Avançada.

O Centro vai funcionar “como uma porta de entrada para os quatro Centros De Supercomputação (HPC), com a capacidade de alto armazenamento e de preparar e recuperar dados desses centros”, passando a assegurar um papel importante na análise de dados de computação avançada, explica a FCT.

Os quatro centros de supercomputação aqui referidos são MACC (Minho Advanced Computing Center), LCA – Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra; High Performance Computing da Universidade de Évora e Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída, em Lisboa, cuja a atividade esteve em balanço recentemente.

Esta nova estrutura vai estar focada em competências digitais avançadas, como a inteligência artificial e o big data, conforme explica também uma nota à imprensa, onde se sublinha ainda que o novo centro “visa reforçar a aposta firme do governo português no reforço da produção científica nacional”.

A estratégia política neste domínio está vertida na Iniciativa Nacional Competências Digitais, INCoDe.2030, que reúne um leque alargado de ações em vários domínios, desenhadas para promover um ambiente de investigação, inovação e empreendedorismo, agilizar o processamento de dados e dinamizar a interoperabilidade nos mais diversos sectores da economia.

O Advanced Computing Portugal 2030 destaca-se aí e tem três áreas de intervenção: criação de infraestruturas de supercomputação no país, retenção de talento com competências avançadas e a dinamização de políticas públicas que permitam preencher a lacuna entre infraestruturas e pessoas.

O protocolo assinado com a Universidade de Aveiro para a criação deste novo Centro de Competências acontece esta segunda-feira às 13h45, a sessão pode ser acompanhada na página do Youtube do INCoDe.2030.

As instituições que acolhem estes Centros de Competências garantem uma verba da FCT para apoiar a compra de equipamentos e a contratação de recursos humanos. Como sublinha a Fundação nesta nota, estas estruturas receberão também em breve “um forte impulso do projeto europeu EuroCC”, programa de financiamento do Horizonte 2020.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.