Depois de um lançamento bem-sucedido a 30 de julho, o rover Perserverance encontra-se agora numa longa viagem a caminho de Marte. Na Terra, a chegada ao Planeta Vermelho já está a ser preparada pelos especialistas da NASA que construíram um “irmão gémeo” do rover chamado Optimism (um acrónimo de Operational Perseverance Twin for Integration of Mechanisms and Instruments Sent to Mars).

A NASA avança que o veículo já passou no primeiro teste de condução num dos armazéns do Jet Propulsion Laboratory na Califórnia e prepara-se agora para o desafio do Mars Yard, uma paisagem simulada que conta com todos os obstáculos que o Perserverance vai encontrar assim que aterrar em Marte a 18 de fevereiro de 2021.

Fazendo jus ao seu nome, o Optimism é uma réplica quase idêntica do rover que está a caminho de Marte. Uma vez que enviar um mecânico para o Planeta Vermelho, de cada vez que o Perserverance apresente um problema técnico, é uma missão impossível, os especialistas vão tentar resolver o máximo de falhas através de testes com o rover terrestre.

O rover Perseverance já está a caminho de Marte para investigar os mistérios do planeta
O rover Perseverance já está a caminho de Marte para investigar os mistérios do planeta
Ver artigo

A agência espacial explica ainda que o Optimism será particularmente útil para completar um conjunto de testes de software de forma a que a equipa de engenheiros consiga enviar versões atualizadas e corrigidas para o Perserverance ainda antes de aterrar em Marte.

O Optimism não é o único “irmão gémeo” a viver no Jet Propulsion Laboratory da NASA. O MAGGIE (ou Mars Automated Giant Gizmo for Integrated Engineering) está a ajudar a equipa a cargo do rover Curiosity a desenvolver novas estratégias para lidar com terrenos mais difíceis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.