![Optimism é o “irmão gémeo” terrestre do Perserverance e já passou no primeiro teste de condução](/assets/img/blank.png)
Depois de um lançamento bem-sucedido a 30 de julho, o rover Perserverance encontra-se agora numa longa viagem a caminho de Marte. Na Terra, a chegada ao Planeta Vermelho já está a ser preparada pelos especialistas da NASA que construíram um “irmão gémeo” do rover chamado Optimism (um acrónimo de Operational Perseverance Twin for Integration of Mechanisms and Instruments Sent to Mars).
A NASA avança que o veículo já passou no primeiro teste de condução num dos armazéns do Jet Propulsion Laboratory na Califórnia e prepara-se agora para o desafio do Mars Yard, uma paisagem simulada que conta com todos os obstáculos que o Perserverance vai encontrar assim que aterrar em Marte a 18 de fevereiro de 2021.
Fazendo jus ao seu nome, o Optimism é uma réplica quase idêntica do rover que está a caminho de Marte. Uma vez que enviar um mecânico para o Planeta Vermelho, de cada vez que o Perserverance apresente um problema técnico, é uma missão impossível, os especialistas vão tentar resolver o máximo de falhas através de testes com o rover terrestre.
A agência espacial explica ainda que o Optimism será particularmente útil para completar um conjunto de testes de software de forma a que a equipa de engenheiros consiga enviar versões atualizadas e corrigidas para o Perserverance ainda antes de aterrar em Marte.
O Optimism não é o único “irmão gémeo” a viver no Jet Propulsion Laboratory da NASA. O MAGGIE (ou Mars Automated Giant Gizmo for Integrated Engineering) está a ajudar a equipa a cargo do rover Curiosity a desenvolver novas estratégias para lidar com terrenos mais difíceis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários