A missão Mars 2020 está a dar os primeiros passos em Marte e os principais desenvolvimentos estão a ser partilhados nos sites da NASA mas também na conta do Twitter do robot Perseverance, a principal estrela desta missão científica que quer descobrir indícios de vida no Planeta Vermelho.

Depois de ter "amartado" no dia 18 de fevereiro, o Perseverance está em processo de autotestes, verificando os instrumentos científicos, e nos últimos dias começou a movimentar-se. Está à procura do melhor local para pousar o helicóptero Ingenuity, que vai tentar fazer um teste de voo na difícil atmosfera de Marte.

A imagem partilhada no tweet mostra as marcas do percurso já percorrido em solo marciano.

Entre os testes já feitos, há um que está a gerar curiosidade. O rover disparou lasers na direção de rochas na crateza Jazero e partilhou com o controle de missão o som para que os cientistas possam avaliar o material de que são feitas. Mas também partilhou o áudio através da Soundcloud.

O som foi recolhido com o microfone da SuperCam e os toques rítmicos têm diferentes intensidades que permitem perceber a estrutura das rochas.

O rover continua também a enviar fotografias captadas pelas suas várias câmaras, que mostram o ambiente que rodeia o Perseverance na cratera de Marte. Ao todo já foram partilhadas mais de 9.400 fotografias em formato Raw e as últimas têm data de hoje.

A diferença de cores entre as fotografias está relacionada com a utilização de diferentes câmaras do rover, algumas das quais têm mais qualidade.

Os instrumentos de alta definição integrados no robot da NASA não servem apenas para captar os cenários impressionantes de Marte e vão ser muito úteis na sua missão científica.

A Mastcam-Z é um sistema de câmara dupla equipado com uma função de zoom, permitindo que ampliar, focar e fazer vídeos de alta definição, bem como imagens panorâmicas a cores e em 3D da superfície marciana. Com essa capacidade pode fornecer um exame detalhado de objetos próximos e distantes.

8 coisas para descobrir sobre a missão da NASA a Marte

As imagens vão ajudar os cientistas a avaliar a história geológica e as condições atmosféricas da Cratera de Jezero e apoiar na identificação de rochas e sedimentos que merecem um olhar mais atento por outros instrumentos do rover. As câmaras também permite que a equipa da missão decida quais são as rochas que o rover deve recolher para amostras e colecionar para eventual envio para a Terra no futuro, uma das metas desta missão Mars 2020.

O design da Mastcam-Z é uma evolução do Mastcam do rover Curiosity Mars da NASA, que tem duas câmaras de distância focal fixa em vez de câmaras com zoom. As duas câmaras nas câmaras duplas do Mastcam-Z do Perseverance são montadas no mastro do rover no nível dos olhos para uma pessoa de 2 metros de altura. Eles ficam 24,1 centímetros de distância para fornecer visão estéreo e podem produzir imagens coloridas com uma qualidade semelhante à de uma câmara digital HD semelhantes às que temos disponíveis nas lojas.

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação