Baseado no conceito de “Digital Twin”, três instituições portuguesas e uma norte-americana pretendem desenvolver uma nova plataforma digital, referindo-se como pioneira a nível nacional. Chamada Transformer 4.0 - Digital Revolution of Power Transformers, o programa visa a transformação digital do ciclo de vida do transformador de potência.

Este é um dos quatro projetos principais da parceria internacional MIT Portugal focadas na transformação digital nas fábricas em cidades sustentáveis. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade económica e ambiental da produção e operação dos transformadores de potência. Conforme é explicado no comunicado da INESC TEC, a era dos smart grids exige novas abordagens, passando pela digitalização dos ativos das redes de energia, o que implica um processo de transformação digital do sector nas suas várias dimensões.

O Transformer 4.0 vai ter impacto na transformação digital do ciclo de vida do produto do transformador de potência: do projeto preliminar à atualização do produto, passando pela operação e manutenção. “O digital twin do transformador de potência, sendo um modelo virtual e completo do sistema físico, potenciará modelos inovadores de gestão e desenvolvimento na engenharia, fabrico e serviço dos transformadores de potência”, explica António Lucas Soares, coordenador do Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC.

A plataforma a ser desenvolvida no âmbito do projeto assenta no conceito de digital twin e agregará um conjunto de ferramentas baseadas em técnicas de investigação operacional, inteligência artificial, e gestão da informação, possibilitando a extração e gestão de novo conhecimento relativo ao ciclo de vida do transformador de potência.

O digital twin é um conceito que já vem sendo aplicado a outras áreas, tais como automóvel, construção ou saúde. Esta réplica digital de um produto ou processo permite obter dados em tempo real através de sensores instalados nos objetos, permitindo assim uma otimização do seu funcionamento e a criação de conhecimento para o desenvolvimento e novos produtos.

O projeto de investigação e desenvolvimento Transformer 4.0 tem a colaboração da INESC TEC, EFACEC, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto foi cofinanciado pelo FEDER em 2 milhões de euros, no âmbito do programa COMPETE 2020, NORTE 2020 e MIT Portugal. O projeto teve início em julho de 2020 e prevê-se durar cerca de 36 meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.